Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de Canoas pede retomada de sistema de integração anterior

sábado, 9 de junho de 2012

Sentindo-se prejudicada pela mudança do sistema de integração do transporte público metropolitano, a prefeitura de Canoas notificou nesta sexta-feira a Metroplan, a Vicasa e a Trensurb. O pedido é para que os usuários da Região Metropolitana tenham uma forma de utilizar o metrô e os ônibus intermunicipais pagando uma tarifa única.
Foto: Blog Canoas Bus

Anteriormente, quem usava o tíquete de integração entre os transportes em Canoas pagava R$ 3,10. Com a mudança, quem não possui o cartão de integração deve gastar R$ 1,70 do trensurb mais o valor do ônibus, o que soma R$ 4,80.

A alteração gerou uma migração de passageiros das linhas de integração da Vicasa para as linhas urbanas da Sogal, já que o valor é mais barato — R$ 2,65 para veículos urbanos e R$ 3,15 para os seletivos. Segundo o secretário de Transportes e Mobilidade de Canoas, Luiz Carlos Bertotto, a mudança acarretou uma sobrecarga não-planejada no transporte urbano:
— Houve um grande acúmulo de pessoas usando o ônibus urbano, o que desequilibrou o sistema. Isso gerou superlotação nos veículos e problemas na qualidade do serviço.

A Metroplan reuniu-se com a Vicasa à tarde para definir a situação, mas aguarda a posição da Trensurb para decidir como será a mudança. A ideia, de acordo com o gerente de planejamento da Vicasa, Flávio Caldasso, é integrar o sistema TEU — utilizados pelos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana — à Trensurb. Até o momento, apenas os cartões SIM, da Trensurb, e TRI, utilizado em Porto Alegre, estão adaptados às catracas do metrô.
— A empresa está com a frota pronta para operar nos dois sistemas (dos ônibus e do trensurb). Estamos apenas buscando um entendimento sobre os valores e as regras da integração. Ao longo da semana deve haver uma definição sobre isso. O que se espera é que não tenhamos dois tipos de tarifas dentro da mesma cidade — garante Caldasso.

Na notificação, a prefeitura de Canoas estabeleceu um prazo de cinco dias para obter a resposta. Caso o sistema não seja retomado, ela deve entrar com uma ação na Justiça reivindicando o modelo anterior. A Metroplan e a Trensurb foram procuradas pela reportagem, mas não foram localizadas.

Fonte: Zero Hora

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960