A empresa de transporte coletivo de Porto Alegre, Carris, comemorou os 140 anos de serviços completados esse ano, em solenidade na sua sede, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (21). Criada em junho de 1872, a empresa serve a cerca de 300 mil passageiros por dia, percorrendo 75 quilômetros todos os dias e contando com quase 2 mil servidores, 362 veículos e 28 linhas.
Mais antiga empresa de transporte coletivo do País em atividade, a Carris nasceu com a autorização do imperador Dom Pedro II, via decreto, publicado em 19 de junho de 1872. Hoje, a companhia tem mais de 200 dos seus 362 veículos com acessibilidade, enquanto 100% da frota opera com biodiesel.
Conforme o prefeito José Fortunati, a atuação da Carris combina investimento na renovação da frota, com recursos de acessibilidade e sustentabilidade, qualificação dos profissionais e instrumentos modernos de gestão. "O referencial de qualidade é presente a partir de quem atua nas viagens, na manutenção dos veículos e nas diversas etapas que viabilizam o serviço prestado aos 300 mil passageiros diários de Porto Alegre e também da Região Metropolitana", avaliou o prefeito.
A comemoração incluiu a apresentação do livro alusivo aos 140 anos, inauguração da galeria de ex-presidentes e apresentação de peça de teatro encenada pelos colaboradores e dirigida pelo gaúcho Flávio Bicca. Nesta quinta, a partir das 14h30, a Carris será homenageada na Câmara Municipal, em ato no Plenário Otávio Rocha.
Para o presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, a companhia desenvolveu-se ao longo dos 140 anos pautada pelo desafio de antecipar as inovações para o transporte coletivo. Zimmermann resgatou o início da operação em 1872 com bondes puxados por tração animal, destacando projetos que se consolidaram na rotina dos usuários, como as linhas T, que ligam os bairros sem passar pelo Centro. "É com essa dimensão de serviço que os colaboradores fazem da empresa referência nacional, com foco na prestação de um bom serviço aos cidadãos", manifestou o dirigente.
Entre os funcionários, Valfrido Borges da Silva, motorista da Carris há 35 anos, recebeu a comenda Dom Pedro II, criada especialmente para a data em reconhecimento a personagens que contribuíram para a trajetória da companhia. A homenagem foi concedida a um conjunto de parceiros e autoridades, como o prefeito José Fortunati e o ex-prefeito José Fogaça.
Conforme a prefeitura, a missão da Carris é transportar pessoas com qualidade, contribuindo com a mobilidade urbana. O Executivo ainda destacou a Linha C4 Balada Segura, que facilita o deslocamento de trabalhadores e frequentadores das regiões boêmias de Porto Alegre.
Informações: Jornal do Comércio
0 comentários:
Postar um comentário