No mês de abril a Conurb (Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville), iniciou campanha para intensificar a fiscalização nos corredores de ônibus. De acordo com o setor de trânsito, no último ano (2011) foram 2100 infrações cometidas por uso indevido da faixa exclusiva para ônibus e veículos autorizados (ambulância, transporte escolar, táxi, polícia militar e civil). Neste ano, até março, o número já chegava a 1379. Nesse mês (abril), o número de infrações registradas foi de 304. Totalizando até o momento, 1683 infrações cometidas no ano de 2012.
Foto:Cleber Gomes |
A diretoria de trânsito espera que a campanha obtenha o mesmo resultado que a campanha de fiscalização na faixa de pedestre. Segundo o diretor de trânsito, Marcelo Adriano Zgoda, nota-se uma mudança de comportamento dos motoristas na utilização e respeito as faixas exclusivas. “O órgão de trânsito deve se valer de todos os mecanismos legais a disposição para gerar mudança de comportamento nos motoristas. O primeiro é a educação para o trânsito, depois a engenharia de trânsito e o esforço legal”, comentou. Adriano explica que a intenção da campanha é continuar sem data específica de término. “A cada mês, é feita uma avaliação para verificar o progresso da campanha”, explicou.
Os 15 agentes disponibilizados para essa operação, estão divididos em 3 turnos de trabalho, dispostos nos corredores de ônibus localizados na rua João Colin, Avenida J.K, rua Blumenau, rua Nove de Março, Rua Aubé, Avenida Beira Rio, rua Santa Catarina e rua São Paulo. Todos os veículos autorizados a transitar na faixa devem estar sempre com a luz acesa. “Caso esses veículos estiverem de luz apagada e utilizando o corredor, serão notificados”, alerta o agente de trânsito Valdir da Silveira. É importante enfatizar que o corredor de ônibus da rua Santo Agostinho e da 9 de Março só pode ser utilizado pelos ônibus, já que está no contra fluxo da via.
Fonte: Gazeta de Joinville
0 comentários:
Postar um comentário