Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Carros: Em que situação é desnecessário utilizar o veículo?

terça-feira, 1 de maio de 2012

O brasileiro tem o costume de usar o carro para tudo, seja para trabalhar, seja para o lazer no final de semana ou mesmo ir ao supermercado, independentemente da distância.
No entanto, o uso excessivo do veículo pode trazer prejuízos, tanto para o meio ambiente quanto para o bolso.
Segundo o economista e professor do MBA Gestão de Riscos da Trevisan Escola de Negócios, Cláudio Gonçalves, a atual facilidade de comprar um carro e a má qualidade do transporte público dificultam na mudança de cultura do brasileiro em deixar de usar o veículo.

Economia para o bolso
De acordo com Gonçalves, utilizar o carro para ir ao trabalho todos os dias pode gerar um gasto, dependendo do combustível, de R$ 300 a R$ 1 mil por mês, mais um custo, também mensal, de R$ 150 com estacionamento.

Ou seja, levando-se em consideração que o trabalhador gaste, em média, R$ 200 por mês para trabalhar utilizando o transporte público, em um ano, a economia pode chegar até R$ 11.400, considerando o maior gasto com combustível.

No entanto, o professor da Trevisan explica que essa mudança não precisa ser feita de maneira radical. A pessoa pode substituir o uso do carro pelo transporte público ou alternativo aos poucos.
“Evidentemente, por ser um processo cultural, requer mudanças gradativas. O ideal é ir colocando isso no dia a dia”, explica o economista.

Evite o uso
No início, a pessoa pode evitar o uso do veículo em curtas distâncias, como para ir à padaria do bairro, a um supermercado mais próximo ou até mesmo para aquele passeio no shopping.

Além disso, ela pode tentar substituir o uso do carro por transportes alternativos, como a bicicleta, por exemplo.

Outra dica importante é fazer uso da carona. Em países mais desenvolvidos, é comum a população utilizar um tipo de rodízio de carona entre amigos que fazem trajetos semelhantes para ir trabalhar.

O uso racional do veículo traz melhorias não só no orçamento e meio ambiente, como também auxilia na redução do trânsito.

Fonte: InfoMoney

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960