O Google Maps informa rotas de transporte público em poucas cidades do Brasil, entre elas São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Mas usuários começaram a reparar desde janeiro que o serviço não funcionava mais no Rio. Hoje ele está de volta, e o Google explica por que ele sumiu. A empresa também esclarece como entram as rotas de ônibus, trem e metrô nos mapas do Google – e quem é responsável por isso.
Primeiro, as rotas de transporte público no Rio: elas já voltaram ao ar. A assessoria do Google informa que as agências de transporte da cidade recentemente atualizaram suas informações, então provavelmente as rotas no Maps foram desativadas para receber os novos dados. Isto inclui: “as informações das linhas de ônibus (Fetranspor), metrô (Metro Rio), trens urbanos (Supervia) e barcas (Barcas S.A.) mais atuais”. Tudo isso já está disponível no Google Maps de novo.
A assessoria esclarece que a iniciativa de disponibilizar os dados no Google vem das próprias agências de transporte, não do Google. Então se sua cidade não tem o serviço, já sabe de quem cobrar: das empresas locais de transporte público.
Eles também deixam claro que as agências de transporte não cobram dinheiro (nem são cobradas) para exibir as rotas de ônibus e afins: “trata-se de um modelo de parceria entre o Google e as empresas de trânsito para disponibilizar a informação publicamente para o usuário”.
Informações: Porto Imagem
0 comentários:
Postar um comentário