O diretor de infraestrutura da São Paulo Transporte (SPTrans), Roberto Molin, disse nesta quarta-feira (21), em audiência da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, que a Prefeitura prepara uma licitação e vai lançar no início de abril um edital de R$ 2 bilhões para escolha das empreiteiras responsáveis pela construção de 68,5 km de corredores de ônibus na cidade.
A licitação prevê um corredor na Radial Leste, Corredor Aricanduva, Corredor Binário Santo Amaro, Corredor Berrini e Capão Redondo-Vila Sônia. Ele afirma que o início das obras neste ano depende do ritmo da licitação. "Você sabe quando inicia, mas não tem como prever quando termina", afirmou.
O pacote prevê a construção de três terminais de ônibus urbanos: em Perus, ao lado da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em Parelheiros, junto ao Rodoanel; e no Jardim Ângela (ao lado do hospital). Também estão previstos dois terminais rodoviários: ao lado das estações de Metrô em Itaquera e na Vila Sônia. Há ainda previsão de requalificação de 23 km de corredores existentes, como na Inajar de Souza , na Zona Norte, e ao longo da M'Boi Mirim, na Zona Sul.
"O pacote deve conter aproximadamente 68,5 km de novos corredores, distribuídos ao longo da cidade, principalmente nas regiões mais carentes como Zona Leste e Zona Sul. E temos alguns novos terminais de ônibus, três deles urbanos e dois rodoviários", afirmou. A licitação será dividida em 14 lotes regionais e a escolha se dividirá em duas etapas: pré-qualificação das empresas e seleção por preço. Molin afirmou que o edital do pacote está sendo finalizado. Ele acredita que seja possível realizar a pré-qualificação em cinco meses.
"Na Zona Leste, nós temos os corredores do chamado Complexo Leste, que envolve a própria Radial Leste, com 16 km, desde o Centro até a Zona Leste propriamente dita. Temos também um corredor na Avenida Aricanduva. Teremos também um corredor na própria Avenida Itaquera, a partir do terminal Carrão. Na Zona Sul, teremos um corredor do Capão Redondo até a Vila Sônia, com 12 km. Na Avenida Berrini, um corredor no canteiro central da via de 3,5 km, além da requalificação de novos corredores. E tem o próprio binário de Santo Amaro também, que é um complexo de 8 km que faz uma interligação de três corredores: Rio Bonito, M'Boi Mirim e Guarapiranga", explicou.
O corredor ao longo da Avenida Celso Garcia, na Zona Leste, ficou fora do pacote e deverá ser substituído por um novo modal. "Muitos corredores que foram projetados foram transformados em modais de transporte de massa como, por exemplo, o Expresso Tiradentes, que era para ser um corredor em um modal de média capacidade. A Celso Garcia foi a mesma coisa, em vez de fazer um modal de baixa capacidade, resolveu-se optar por um outro modal", disse Molin.
Fonte: G1.com.br
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