Com nariz de palhaço e apitos, manifestantes protestam contra aumento da tarifa das barcas no Rio de Janeiro neste sábado (03/03). Atentos ao reajuste, os passageiros prometem novas manifestações para a próxima segunda-feira (05), primeiro dia útil da nova tarifa.
Os passageiros que utilizam as barcas como meio de transporte no Rio de Janeiro estão revoltados com o aumento de 60,7% no valor da passagem, que custava R$ 2,80 e neste sábado (3) passa para R$ 4,50. A notícia foi recebida com protestos pelos usuários, que já não estavam satisfeitos com o serviço e passaram a reclamar mais ainda.
O atraso nos horários e a falta de segurança são as principais queixas de quem utiliza o serviço diariamente. O agente de crédito Ozanam Araújo mora em Niterói e vai para o trabalho de barca ou catamarã. Ele reclama da superlotação.
- O serviço é mal realizado. As barcas novas melhoraram apenas no tempo de viagem, mas não têm nenhuma segurança. Eles excedem o número de passageiros permitido. Eu viajo com medo.
A advogada Nadir Amorim disse que o reajuste no preço do bilhete é um absurdo. Segundo ela, o valor não condiz com a qualidade do serviço prestado pela concessionária Barcas S/A.
- Este aumento é um absurdo. Levando em consideração o tempo que a pessoa espera para entrar na barca e a falta de manutenção, a passagem não poderia aumentar de jeito nenhum. Para aumentar, tem que oferecer um serviço decente.
O funcionário público Nilson da Silva disse considerar os funcionários da Barcas S/A despreparados para trabalhar com o público.
- O serviço das barcas é péssimo. O Ministério Público já deveria ter mandado interditar as estações. Tem colete vencido, não tem segurança nenhuma, falta informação e este aumento é um absurdo. Enquanto não acontecer uma tragédia, eles não vão tomar providência. Tem que melhorar urgentemente.
Outra reclamação é o desconforto dentro das barcas e catamarãs. A corretora de imóveis Elizabeth Pinho disse que viaja na porta da barca para aproveitar a brisa, pois o calor incomoda durante a viagem.
- Tinham que colocar ar-condicionado nos catamarãs. Eu não sei o que acontece no verão. Nessa época, era obrigação da concessionária colocar o ar para funcionar. Eu tenho que viajar na porta por causa do calor.
Passageiros viajam em pé e nas escadas
A Barcas S/A disponibiliza assentos com capas na cor laranja nas primeiras fileiras dos catamarãs para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais, mas muitos passageiros não respeitam e ocupam as cadeiras preferenciais. O analista de sistemas Felipe Padilha disse que já flagrou usuários com menos de 60 anos retirando as capas para sentar nesses lugares.
- Quando a barca está lotada, alguns passageiros retiram a capa laranja da poltrona que indica que ela é preferencial. Com isso, os novos ficam sentados e vários idosos ficam em pé ou até mesmo nas escadas.
Justificativa
De acordo com a Agetransp (Agência Reguladora de Transportes), um estudo coordenado por uma empresa terceirizada verificou que há um desequilíbrio econômico e financeiro no contrato com a concessionária responsável pelo serviço de barcas. A análise foi enviada para a Secretaria Estadual de Transportes que, após um cálculo, informou a necessidade do aumento de cerca de 60%.
Alerj é contra o aumento
O deputado Marcelo Simão, presidente da Comissão de Transportes da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), desaprovou o aumento. Simão espera, ao menos, que a alteração no valor do bilhete seja convertida na melhoria dos serviços.
- Nós somos contra o aumento nas passagens, em que pese o subsídio dado pelo governo. Minha preocupação, agora, é saber se essa majoração nos preços dos bilhetes vai ser revertida na melhoria dos serviços: compra de novas embarcações para substituir as atuais, que são muito antigas, e reforma das estações que mais parecem currais. Os passageiros não podem continuar sofrendo com a falta de qualidade no serviço. Vamos cobrar.
Problemas
A concessionária responsável pelo serviço de barcas informou que três embarcações da linha praça 15 – praça Arariboia foram depredadas no último domingo (26). Segundo a empresa, a segurança do transporte havia sido reforçada em razão do grande número de foliões previsto para o último dia de Carnaval.
Ainda de acordo com a concessionária, “as embarcações foram retiradas de operação para manutenção e reparos nos assentos rasgados, nas televisões e nas janelas quebradas”.
Segundo a empresa, os passageiros também jogaram coletes salva-vidas na baía de Guanabara e esvaziaram os extintores de incêndio. O material deve ser reposto em breve.
Sobre as reclamações dos passageiros quanto ao serviço, a direção da Barcas S/A não respondeu até a publicação desta reportagem.
Com informações do R7.com
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