Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Nova rede de informática garante mais segurança ao Metrô de BH

sábado, 31 de março de 2012

Para garantir mais segurança de acesso à rede de computadores da CBTU-METRÔ BH, a Coordenadoria de Informática (COINF) iniciou o processo de migração dos cerca de 250 computadores, gerenciado pela rede Novell, para a rede de plataforma Linux. A migração segue até junho de 2012 e vai envolver a implementação do novo sistema em todas as 32 gerências e coordenadorias do prédio Sede.

O Linux é uma plataforma livre e não representou custo de implantação para a Companhia. O investimento realizado foi apenas para a troca do servidor, que está estimado em R$ 14 mil.

Além de mais segura, a nova rede vai garantir mais espaço e maior interface entre os sistemas de informática dos prédios Sede e São Gabriel. Também será criada uma área pública ("PUB") compartilhada por empregados de todas as áreas. O coordenador de Informática, Jackson Viveiros, destaca as vantagens da mudança. "Com a nova rede teremos um sistema muito mais robusto e estável. Nosso espaço em disco será dez vezes superior ao da antiga rede e quase não há modificações para o usuário. A interface gráfica da rede Linux é a mesma do sistema Novell e a migração de dados é rápida e precisa", explica Jackson.

A mudança reduzirá a incidência de vírus e permitirá um monitoramento preciso das informações acessadas na rede. Jackson ainda acrescenta que "a novidade vai aumentar a capacidade do servidor, eliminando as constantes mensagens de excesso de volume da rede".

100% concluída A implantação da nova rede começou no Pátio São Gabriel, em 2008, onde já está 100% concluída. A mudança ampliou a organização garantindo mais espaço, velocidade, centralizando a base de dados e gerando mais interface entre as áreas. O projeto piloto demorou dois anos para ficar pronto.

A migração no Prédio Sede foi iniciada em janeiro de 2012 e o primeiro setor a receber a novidade foi a Coordenadoria de Projetos.

A Gerência de Comunicação e Marketing é a segunda a receber a migração de dados e exigiu algumas particularidades, em especial, quanto às permissões de acesso de usuários em razão de processos relativos à Publicação Legal, que demandam interface com diferentes áreas que ainda não foram migradas.

A partir de junho, será iniciada a migração dos sistemas das gerências do prédio do Centro de Controle Operacional (CCO).

Fonte: CBTU

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960