Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Manaus, Mais 366 novos ônibus serão entregues a população

sábado, 17 de março de 2012

A Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transporte Urbano – SMTU, anuncia a apresentação de 366 ônibus novos, dos quais 241 convencionais e 110 articulados e 15 transporta que já estão em Manaus.

“Nesses últimos quatro meses, as empresas compraram muito mais ônibus que os 858 estipulados no Edital de Licitação. Nosso sistema registra que já estão rodando nas ruas da cidade 753 veículos e outros 127 aguardam documentação para trafegar, perfazendo um total de 880”, 22 veículos a mais, do que o licitado”, detalha Marcos Cavalcante, superintendente da SMTU.

Os 366 veículos serão apresentados à população no Domingo, ás 10 horas na Avenida das Torres. Essa é a terceira grande entrega de ônibus realizada pela Prefeitura de Manaus. “Mais ônibus estão previstos para chegar e vamos ultrapassar a marca dos 900 ônibus novos nas ruas”acredita Marcos.
Com a atual frota renovada a cidade é servida por 1.728 ônibus, dos quais 1.513 são convencionais, 178 são articulados, 12 microônibus e 25 transporta.
Fabricar e trazer para Manaus esse número de veículos exigiu uma logística complexa. Os veículos convencionais, menores e mais ágeis, conseguiram chegar a Manaus em 15 dias depois de enfrentar estradas e balsas. Já os articulados que viajam a no máximo 40 quilômetros por hora e o tempo de viagem é de 45 dias.

Por outro lado, fabricar mais de 800 ônibus para uma única cidade requer confiança na capacidade dos empresários de cumprirem com o custo desse processo. “A ida do prefeito Amazonino Mendes ás fábricas no Sul do país gerou confiança e graças a isto, Manaus hoje tem a frota de ônibus mais nova do país”, assegura Marcos Cavalcante.

A nova frota de ônibus de Manaus vem ao encontro do que estabelece a Lei de Mobilidade Urbana, aprovada no início deste mês depois de 30 anos de discussões. Em suas diretrizes está a equidade dos cidadãos ao transporte coletivo. “As cidades sedes da Copa do Mundo serão as primeiras a implantar infraestrutura de transporte, destinado a garantir a mobilidade de milhões de pessoas. É para isto que a SMTU está trabalhando em conjunto com várias secretarias. Em pouco tempo, teremos mudanças importantes para a cidade de Manaus”, prevê o superintendente da SMTU.
 
Fonte: Prefeitura de Manaus

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960