Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Usuários estão sendo prejudicados com o novo sistema integrado de transporte em Americana

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


No segundo dia útil de operação do sistema integrado do transporte coletivo em Americana, pelo menos cinco ônibus deixaram o Terminal Urbano de Americana completamente abarrotados, no meio da tarde de ontem, ao contrário do prometido pela Administração.

Segundo usuários ouvidos pelo LIBERAL, linhas foram suprimidas, ônibus chegam e saem lotados e funcionários das empresas de ônibus estão mal informados em relação ao sistema.

O secretário de Transportes e Sistema Viário, Jesuel de Freitas, afirmou apenas que houve "alterações" em algumas linhas e informou que as pessoas não devem mais esperar o coletivo com a nomenclatura do bairro destino (ler texto).

A reportagem esteve ontem no Terminal Urbano, por volta das 16h, e constatou que pelo menos cinco linhas deixaram o local praticamente lotadas de passageiros.

A linha 210, com destino ao Parque da Liberdade e Jardim da Paz estava praticamente lotada. As linhas 220 (Mário Covas), 126 (Alvorada/Guaicurus), 201 (Jardim Brasília) e 105 (Vila Bertini/Jaguari) também estavam com passageiros no corredor. Usuários estavam inconformados com a lotação das linhas, mesmo fora do horário de pico.

"Não sei o que está acontecendo. Mas o sistema, até o momento, não me agrada. Os ônibus, mesmo em horários antes tranquilos, saem lotados", afirmou a ajudante Neusa da Silva, de 42 anos, que embarcou no coletivo 210 rumo ao Parque da Liberdade.

A mesma opinião tem o torneiro mecânico Marcio Roberto Costa, de 29 anos. Segundo ele, independente dos horários, os coletivos deixam o terminal abarrotados. "Antes neste horário (16h) não tinha tanto movimento. Olhe como está hoje", disse indignado, apontando para a quantidade de pessoas.

Itinerário

A reportagem do LIBERAL embarcou na linha 210 na tarde de ontem, que liga o Terminal Urbano ao Parque Gramado/Parque da Liberdade e o coletivo estava lotado já ao sair do terminal.

Durante o percurso, o espaço ficou cada vez apertado. "Depois da integração a qualquer hora é desse jeito. Sempre com ônibus lotado. Acho que a Prefeitura deveria resolver esse problema", disse a dona-de-casa Valdomira Feitosa, de 42 anos.

'Certas linhas não passam mais'

O secretário de Transportes e Sistema Viário, Jesuel de Freitas, afirmou ontem que o grande problema no sistema de integração até o momento é que o usuário ainda aguarda o coletivo com a nomenclatura do bairro destino.

Segundo ele, em alguns casos, muitos ônibus com destino ao Terminal Urbano, por exemplo, passam pelos bairros, local em que o passageiro pode fazer a integração. Em relação à retirada de algumas linhas, o secretário disse que se trata de algumas alterações.

"O usuário tem que entender que o conceito de integração é outro. Não adiante ele ficar esperando o ônibus com a nomenclatura do bairro passar pelo ponto que vai acontecer lotação. Existem outros meios: as vezes é mais fácil desembarcar no terminal, por exemplo, e fazer a baldeação.

Em caso de dúvida volto a afirmar que as pessoas devem procurar informações com os monitores", afirmou o secretário. Segundo ele, tudo ainda é muito novo e não há possibilidade de informar 40 mil usuários de uma só vez.

"Não sei precisar em quantas linhas houve alterações. Mas em alguns locais certas linhas não passam mais.

Entretanto, outras possibilidades, mais rápidas inclusive, foram criadas para melhorar o tempo de percurso. É um processo lento, um vai informar o outro e assim por diante. É caso de se acostumar", explicou o secretário.

De acordo com ele, as informações serão levadas aos pontos com maior concentração de lotação em algumas linhas. "Estamos levando informações aos bairros", explicou.

Informações: O Liberal


   

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960