Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

São Paulo, Consórcio negocia volta dos trens à Estação Luz

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O destino final da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Rio Grande da Serra à Capital, será tema de reunião entre a empresa e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC na terça-feira. O presidente da entidade e prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), irá reivindicar a reinclusão da Estação Luz no itinerário. No mês passado, a CPTM confirmou que os trens que atendem a linha iriam ter a Estação Brás como ponto final de forma definitiva.


Na avaliação de Reali, a mudança no trajeto prejudicou os usuários da região, principalmente os que têm de fazer baldeação para acessar a Linha 1-Azul do Metrô (Jabaquara-Tucuruvi). Com a alteração, o passageiro precisa desembarcar no Brás e fazer conexão na Linha 11-Coral da CPTM (Luz-Guaianazes), que compõe o Expresso Leste. "Não dá para fazer essa baldeação pela Linha 11. É muito cheia", garante Reali.

Para justificar a mudança definitiva, a CPTM afirma que 55,7% dos usuários avaliam que, após o encurtamento da linha, o serviço prestado é ótimo ou bom. "Queremos ter acesso a essa pesquisa e aos demais dados técnicos para que possamos ter mais embasamento nas solicitações", pondera o petista.

A CPTM informa que tomou a decisão por conta da superlotação na Estação Luz, por onde circulam diariamente cerca de 465 mil pessoas. Por esse motivo, Reali teme que o terminal não volte a ter ligação direta com a região. "Eu, sendo franco, sou um pouco cético. Temos um problema operacional, que é o volume muito grande de passageiros. E isso aumentou muito depois da inauguração da Linha 4-Amarela do Metrô."

O petista também questiona os motivos de a linha que atende ao Grande ABC ter sido escolhida para o corte. "A linha que vem de Jundiaí passa pela Estação Barra Funda. Por que não fizeram o trem parar lá? Eles escolheram uma linha em detrimento da outra", diz o mandátario, referindo-se à Linha 7-Rubi.

HISTÓRICO

A Estação Brás passou a ser o último ponto da Linha 10-Turquesa em agosto. Até então, a mudança seria temporária, em função de obras de modernização da via férrea. Após a conclusão dos serviços, porém, o antigo trajeto não foi retomado.
A modificação gerou insatisfação por parte de passageiros dos trens ouvidos pelo Diário. O tempo de viagem até a Linha 1-Azul, segundo usuários, teve acréscimo de até meia hora nos horários de pico. Outra opção é acessar a Linha Norte-Sul por meio da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Mariana), na Estação Tamanduateí.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960