Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em Salvador, População reclama de filas e desrespeito na Estação Pirajá

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A odisseia da lojista Anamara de Jesus, 25 anos, começa pontualmente às 7h, no ponto do Barra-3. Para conseguir chegar ao trabalho, ela enfrenta grandes filas, muito empurra-empurra e o atraso típico do sistema de transporte urbano de Salvador.

Em média, é necessário que dois ônibus saiam abarrotados de gente para que ela finalmente consiga prosseguir viajem, em pé, diga-se de passagem, já que são poucos os que conseguem um lugar para sentar. “Essa é a realidade da Estação Pirajá. É preciso ter muita paciência e às vezes coragem, já que  tem dia que temos que brigar pra conseguir entrar no ônibus”, descreve a jovem.

Na manhã de ontem, passageiros que esperavam o Brotas também sofriam na fila. “Estou aqui há mais de uma hora. É um absurdo. Um ônibus passou vazio e não parou. Perdi meus compromissos porque não tem transporte”, afirmou o aposentado José da Silva. Na fila do Itapuã, mais reclamação. “A gente costuma esperar mais ou menos de 40 minutos à uma hora para conseguir pegar um ônibus. É um sofrimento”, resumiu o operador de telemarketing Melquisedeque dos Santos.
 
Para piorar, alguns aproveitam a falta de policiamento e furam a fila. “Se reclamar dá briga. E como tem muito marginal por aí, prefiro nem dizer nada. É melhor perder o ônibus do que perder a vida”, disse a dona de casa Margarida Conceição.
 
Segundo o diretor de transportes da Transalvador, Marcus Flores, o problema é fruto da sobrecarga da Estação e principalmente da defasagem dos corredores de transporte da cidade. Uma sonhada reforma só deve ocorrer durante a conclusão das obras do Tramo 2 do metrô, que ligará o Acesso Norte ao bairro de Pirajá. “Existe o projeto de transformá-la em uma estação multimodal. Ela será totalmente repaginada. Até lá, nenhuma grande obra deve ser feita, já que não se pode fazer um investimento que em um ano não será mais útil”, afirmou.
 
Quanto ao problema dos “furões” de fila, Flores afirma que apenas a polícia pode combatê-los. “Há cerca de um ano a prefeitura extinguiu os controladores de fila. Hoje em dia, quando tem uma viatura policial parada na Estação Pirajá, os mais desonestos se sentem inibidos e pegam a fila normalmente. No entanto, não é sempre que os policiais estão lá”, pontuou o diretor de transportes.
Banheiros quebrados – Os banheiros também agravam a situação da Estação. A estrutura utilizada pelos despachantes, por exemplo, possui cabines sem portas e muito lixo acumulado. “É uma vergonha. Você sai para trabalhar em uma das maiores estações de transbordo de Salvador, e ela sequer tem um banheiro digno para atender as suas necessidades”, disse um motorista.
 
   Marcus Flores reconheceu que os banheiros não estão em boas condições, mas atribuiu os problemas à ação de vândalos. “As 20h temos que fechar o banheiro. Se não, quebram tudo”, disse.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960