A mudança no itinerário de algumas linhas de ônibus e a proibição de estacionar em algumas ruas do Centro de Aracaju entrou em vigor nesta segunda-feira (27). As vias já estão sinalizadas com placas e faixa amarela e os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão no local orientando os motoristas.
Com a mudança, fica proibido estacionar nas ruas Capela e Arauá. Cristiane Silva, funcionária de uma loja de decoração de festas, teme que a proibição de estacionar em frente ao estabelecimento prejudique o faturamento no final do mês.
“O cliente gosta de deixar o carro próximo e ficar olhando de vez em quando. Agora as pessoas vão ter que estacionar mais distante e vir andando. Espero que as negociações não diminuam por conta disso”, afirma a atendente.
De acordo com o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo Paiva, essas mudanças fazem parte das ações do Plano Diretor de Mobilidade e apresentam retorno imediato.
“Nós estamos aliviando o fluxo de veículos no miolo do Centro e transferindo a circulação de ônibus para o entorno. E, para dar condições de circulação, fica proibido estacionar nessas ruas”, explica Paiva. Cerca de 400 viagens de ônibus deixarão de passar pela rua Geru diariamente.
O major pede compreensão dos lojistas, pois o espaço está sendo utilizado para interesse público. Ele lembra que estacionamentos particulares e nas ruas paralelas são alternativas para driblar o desconforto da proibição.
Transporte Coletivo Algumas linhas de transporte coletivo tiveram o itinerário alterado. A população deve ficar atenta às mudanças, pois alguns ônibus deixarão de passar em alguns pontos.
Maria Inaudina mora no povoado Taiçoca de Fora, no bairro Marcos Freire III, no município de Nossa Senhora do Socorro. Ela afirma que ainda não estava sabendo das alterações, mas concorda com a novidade que tem como objetivo dar maior fluidez ao trânsito da capital.
Mais linhas do transporte coletivo irão passar pelo ponto da rua Capela, atrás da Catedral Metropolitana de Aracaju. Com isso, Cícero Gonzaga terá três opções de ônibus para ir para a casa dele no bairro Siqueira Campos. “A mudança vale à pena mesmo para quem vai precisar andar mais um pouco até chegar ao ponto”.
Infração de Trânsito Os agentes da SMTT farão o trabalho de orientação aos condutores na primeira semana de vigência da medida. Após esse período, quem estacionar em local proibido será penalizado com a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao pagamento de multa de R$ 85,13.
Fonte: G1 Sergipe
0 comentários:
Postar um comentário