A Setransp (Secretaria de Transportes) começou a instalar painéis eletrônicos que informam quanto tempo um ônibus levará para chegar até aquele ponto. O problema é que apesar de alertar que ainda está em fase de testes, o novo sistema, sem precisão nas informações, tem confundido usuários.
Os dois painéis em operações ficam em pontos na avenida Antonio Frederico Ozanan (em frente ao Maxi Shopping) e na avenida Doutor Cavalcanti (no Complexo Argos).
Quando todo o sistema estiver em operação (ainda não há prazos), a ideia é que dê mais rapidez e conforto no transporte público de Jundiaí.
Em um dos casos acompanhado pelo BOM DIA no ponto da Vila Arens, o entregador Leandro Felício, 37 anos, embarcou 16 minutos adiantado na linha 705 (Jundiaí-Mirim) do que informava o painel.
Esta não foi a primeira vez que o painel eletrônico informou o horário errado para ele, que na semana passada disse ter embarcado em uma linha com 47 minutos de antecedência. “Por causa de meu trabalho utilizo praticamente todas as linhas em Jundiaí e os ônibus fora do horário fazem parte do meu cotidiano, por isso tento não me preocupar com o tempo”, afirma. “Pode ser que os horários tenham um tempo de tolerância para mais ou para menos”, acredita a fiscal de caixa Eliane Cristina Orlando, 37, que aprovou o novo sistema de informação, mas aguardou três minutos a mais do horário programado na linha 961 (Cecap-Bandeirantes). Ou seja, o painel erra tanto para mais quanto para menos, o que merece anteção dos usuários, além de uma dose de desconfiança.
Os dois painéis em operações ficam em pontos na avenida Antonio Frederico Ozanan (em frente ao Maxi Shopping) e na avenida Doutor Cavalcanti (no Complexo Argos).
Quando todo o sistema estiver em operação (ainda não há prazos), a ideia é que dê mais rapidez e conforto no transporte público de Jundiaí.
Em um dos casos acompanhado pelo BOM DIA no ponto da Vila Arens, o entregador Leandro Felício, 37 anos, embarcou 16 minutos adiantado na linha 705 (Jundiaí-Mirim) do que informava o painel.
Esta não foi a primeira vez que o painel eletrônico informou o horário errado para ele, que na semana passada disse ter embarcado em uma linha com 47 minutos de antecedência. “Por causa de meu trabalho utilizo praticamente todas as linhas em Jundiaí e os ônibus fora do horário fazem parte do meu cotidiano, por isso tento não me preocupar com o tempo”, afirma. “Pode ser que os horários tenham um tempo de tolerância para mais ou para menos”, acredita a fiscal de caixa Eliane Cristina Orlando, 37, que aprovou o novo sistema de informação, mas aguardou três minutos a mais do horário programado na linha 961 (Cecap-Bandeirantes). Ou seja, o painel erra tanto para mais quanto para menos, o que merece anteção dos usuários, além de uma dose de desconfiança.
Dados técnicos/A Setransp, por meio da assessoria de imprensa, alegou que os aparelhos ainda estão em teste, por isso as informações não estão disponibilizadas aos usuários corretamente, mas apenas para os técnicos que estão avaliando o funcionamento da máquina. A secretaria também informou que o período de testes continuará até o momento em que “achar necessário”.
Confusão/Apesar de aprovar o sistema implantado no ponto de ônibus da Vila Rio Branco, onde utiliza para ir trabalhar em uma das lojas no Maxi Shopping, a vendedora Juliane de Oliveira, 23 anos, diz estar confusa com as informações no novo painel eletrônico. Neste local, o BOM DIA apurou que nem todas linhas os horários estavam sendo informados. “Eu utilizo a linha 961 [Agapeama], mas desde a semana passada estou tentando entender este painel que não acerta o tempo certo do meu ônibus”.
Linhas registram demora
Nos bairros afastados, usuários continuam tendo problemas com intervalos longos entre ônibus
Linhas registram demora
Nos bairros afastados, usuários continuam tendo problemas com intervalos longos entre ônibus
As linhas em bairros afastados do Centro como Castanho, Tijuco Preto, Jundiaí-Mirim, Engordadouro, apenas para citar algumas como exemplo, continuam gerando reclamações entre os usuários. É o caso do ajudante operacional Clayton Gonçalves, 26, que mora no Castanho e trabalha no Eloy Chaves, em uma fábrica de bebidas.“Se perco o horário para ir trabalhar acabo chegando atrasado, pois o próximo ônibus passa apenas 40 minutos depois”, reclama.
Ele também se queixa de que o bairro recebe as frotas de ônibus mais velhas, pois onde mora as ruas são de terra.
A prefeitura informa que no bairro do Jundiaí-Mirim, por exemplo, foi implantado com sucesso o sistema Ganha Tempo, que já está consolidado em diversos bairros, onde é possível trocar de ônibus sem pagar duas passagens, mas não respondeu sobre as reclamações de atrasos e de veículos mais velhos.
Pontos são os mais movimentados
Os pontos de ônibus da Vila Arens e da Vila Rio Branco foram os escolhidos para iniciar o teste e análise por apresentarem a maior concentração de usuários de ônibus em Jundiaí. No ponto da Vila Arens passam 14 linhas e da Vila Rio Branco são quatro linhas. Não foi informado a quantidade de usuários de ambas as linhas.
Ele também se queixa de que o bairro recebe as frotas de ônibus mais velhas, pois onde mora as ruas são de terra.
A prefeitura informa que no bairro do Jundiaí-Mirim, por exemplo, foi implantado com sucesso o sistema Ganha Tempo, que já está consolidado em diversos bairros, onde é possível trocar de ônibus sem pagar duas passagens, mas não respondeu sobre as reclamações de atrasos e de veículos mais velhos.
Pontos são os mais movimentados
Os pontos de ônibus da Vila Arens e da Vila Rio Branco foram os escolhidos para iniciar o teste e análise por apresentarem a maior concentração de usuários de ônibus em Jundiaí. No ponto da Vila Arens passam 14 linhas e da Vila Rio Branco são quatro linhas. Não foi informado a quantidade de usuários de ambas as linhas.
3 anos
e 7 meses é a média de idade da frota de ônibus
Cidade conta hoje com 79 linhas
Segundo informações da prefeitura, a cidade conta atualmente com 79 linhas. São 30 ônibus articulados (sendo que três deles possuem elevadores), 21 com piso baixo e 111 com elevadores.
e 7 meses é a média de idade da frota de ônibus
Cidade conta hoje com 79 linhas
Segundo informações da prefeitura, a cidade conta atualmente com 79 linhas. São 30 ônibus articulados (sendo que três deles possuem elevadores), 21 com piso baixo e 111 com elevadores.
Medida faz parte do monitoramento por GPSO sistema dos paineis eletrônicos instalados nos pontos de ônibus da Vila Arens e Vila Rio Branco faz parte do pacote do Programa de Melhoria Contínua do Transporte Coletivo, implantado pela Setransp, que também inclui a Central de Monitoramento de Transportes (Sala do GPS) – instalada no térreo do Paço Municipal –, e o GPS on-line, que fornece pela internet os horários dos ônibus por meio do site www.jundiai.sp.gov.br.
O diretor de Transportes, Leslie Litano Tealdi, informou que desde que o GPS se transformou em ferramenta de gestão do transporte coletivo, muitas prefeituras procuraram Jundiaí para conhecer essa tecnologia.
“Já recebemos as visitas de representantes das cidades de Sorocaba, Paulínia, Diadema, Santo André e até de Contagem, que fica em Minas Gerais”, diz.
A sala do GPS mantém o monitoramento em tempo real da frota de ônibus da cidade (horários de partida, chegada, respeito às paradas nos pontos, evolução durante o percurso, velocidade etc) e tem a função de registrar as intercorrências do sistema, agilizando as soluções. Segundo a prefeitura, essa tecnologia está garantindo uma eficiência da ordem de 98% da pontualidade dos ônibus, apesar das reclamações de atrasos pelos usuários.
O último sistema a ser implantado dentro do pacote tecnológico será disponibilizar as mesmas informações contidas nos painéis eletrônicos nos pontos de ônibus por meio de mensagens para celular. O envio de SMS aos usuários está fase de implantação.
O diretor de Transportes, Leslie Litano Tealdi, informou que desde que o GPS se transformou em ferramenta de gestão do transporte coletivo, muitas prefeituras procuraram Jundiaí para conhecer essa tecnologia.
“Já recebemos as visitas de representantes das cidades de Sorocaba, Paulínia, Diadema, Santo André e até de Contagem, que fica em Minas Gerais”, diz.
A sala do GPS mantém o monitoramento em tempo real da frota de ônibus da cidade (horários de partida, chegada, respeito às paradas nos pontos, evolução durante o percurso, velocidade etc) e tem a função de registrar as intercorrências do sistema, agilizando as soluções. Segundo a prefeitura, essa tecnologia está garantindo uma eficiência da ordem de 98% da pontualidade dos ônibus, apesar das reclamações de atrasos pelos usuários.
O último sistema a ser implantado dentro do pacote tecnológico será disponibilizar as mesmas informações contidas nos painéis eletrônicos nos pontos de ônibus por meio de mensagens para celular. O envio de SMS aos usuários está fase de implantação.
Fonte: Rede Bom Dia
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