Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Mobilidade Urbana: ''Para cada criança que nasce entra no sistema 05 novos carros no transito brasileiro''

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Brasil cresceu e se desenvolveu economicamente, porém as vias de hoje são as mesmas de 20 anos atrás, na qual o trânsito nas principais cidades virou uma loucura.

Com o aumento do poder aquisitivo dos trabalhadores brasileiros, todo mundo agora quer comprar um carro, porém se continuarmos nesse ritmo, vai chegar uma hora que nem o carro será possível tirar da garagem.

É necessário priorizar o transporte público e o transporte não motorizado como investimento em ciclovias, pois somente com estes instrumentos é que será possível enfrentar este problema.

Hoje, 30% dos veículos são de transporte público e que carregam 70 % da população e a ordem precisa ser invertida, não é justo vermos a maioria das faixas e vias serem ocupadas por veículos que trafegam apenas 30% da população.

''Para cada criança que nasce entra no sistema 05 novos carros no transito brasileiro'', Deputado João Paulo – PT/PE


A nova lei exige que os municípios com população acima de 20 mil habitantes elaborem planos de mobilidade urbana, a serem revistos a cada dez anos. Pela regra atual, essa obrigação é imposta apenas aos municípios com mais de 500 mil habitantes. Com isso, o número de cidades brasileiras obrigadas a traçarem políticas públicas de mobilidade urbana sobe de 38 para 1.663 municípios. As cidades que não cumprirem essa determinação serão penalizadas com a suspensão dos repasses federais destinados às políticas de mobilidade urbana.

Os investimentos para resolver os problemas da mobilidade urbana hoje chegam a 400 bilhões, porém o dep. João Paulo reforça que os R$ 30 bi que estão sendo investido vão amenizar os principais gargalos nos grandes centros nos próximos 04 anos.

Para Deputado João Paulo, a questão de mobilidade hoje é prioridade em todo o Brasil, segundo ele, a 10, 20 anos atrás esse tema era 10º para lá, porém agora a questão virou problema de saúde, para se ter uma idéia, são gastos cerca de R$ 30 bilhões por ano com vitimas de acidentes e mortes no transito, ou seja, é mais um investimento do que gasto.

Blog Meu Transporte


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960