Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Ônibus de Curitiba divulgam projetos de arte urbana

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Os ônibus da linha Circular Centro já estão circulando com novo visual na parte traseira. As novas imagens fixadas nos vidros por meio de plotagem resultam de projetos de artistas visuais curitibanos, vencedores do edital de Arte Urbana do Fundo Municipal da Cultura. Os projetos foram concebidos especialmente para os ônibus com a proposta de divulgar a arte de jovens artistas e estimular a reflexão de pedestres e motoristas sobre as mensagens que são transmitidas pelas obras.

Seis diferentes propostas circulam nos ônibus. Em comum, elas procuram chamar atenção para os grandes dilemas da cidade grande e da sociedade atual. O artista Francisco Gusso apresenta o projeto “O Galo”, uma pintura em tela, feita com tinta acrílica, que retrata um galo entre folhas e flores envolto em luz vespertina alaranjada, que traz à memória a infância do artista, o quintal de sua casa, no Bairro Boa Vista, na Curitiba dos anos 80. A obra retrata um passado recente, quando ainda era comum criar galinhas e outros animais domésticos nos fundos das casas. A imagem traz para muitos curitibanos a lembrança do passado e alerta para o progresso que ocorreu nas últimas décadas.

A obra “Vertigem”, do fotógrafo Bruno Stock, tem como tema o choque entre a proliferação de imagens e de informação da era digital e a não percepção do mundo visível ao nosso redor. “As pessoas se isolaram uma das outras e, nos seus caminhos cotidianos, não percebem o que as rodeia, as formas da cidade e passam a apreender o mundo por meio dos jornais, da televisão e da internet”, explica o artista.

O projeto “Ciclista Curitibano”, de Thiago Syen, tem a proposta de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e mostrar o quanto pode ser prazeroso pedalar em Curitiba. O desenho criado pelo artista mostra um adolescente montado sobre uma bicicleta reclinada, descansando e recobrando o fôlego para continuar seu caminho após uma longa pedalada.

A obra “Travessia”, de Fábio Follardor, consiste numa imagem capturada a partir de dois processos fotográficos: a câmara escura (pinhole) e a fotografia digital. No entanto, a câmera digital não foca diretamente o ambiente à sua frente, mas a imagem projetada num vidro jateado (dentro da câmara escura). A imagem é um registro de um dos principais cruzamentos do centro de Curitiba (rua XV de Novembro e avenida Marechal Floriano Peixoto), onde o fluxo é intenso e disputado entre carros e pedestres. A intenção é provocar uma mudança de comportamento do cidadão em trânsito, seja pedestre ou motorista, contribuindo para que a coletividade se aperfeiçoe.

Memória e nostalgia também estão presentes na obra “Varal”, de Tié Passos. A ilustração, feita com técnicas mistas (desenho com nanquim, pintura digital com texturas de calcogravura e tecidos), mostra varais de roupa disputando espaço com grandes edificações. A imagem tem o intuito de causar uma contemplação, de um cenário que é ao mesmo tempo calmo e alegre, com um movimento suave do vento balançando as roupas, um clima fresco, com uma lua intensa.

Mais abstrata, a obra “Imagem Pública”, de Juliana Burigo, é resultado de sua investigação plástica sobre a linguagem do desenho. A artista foge do conceito de representação, para explorar outros valores intrínsecos, como movimentação e gesto, espaço e tempo, ação e conseqüência, figuração e abstração. “Considerando o trânsito desta imagem no ambiente urbano, acho importante que ela amplie a relação das pessoas com a arte, que normalmente se dá com a atribuição de maior valor a imagens e até mesmo a obras de arte que contêm caráter representativo e ilustrativo”, diz.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960