Previstos para novembro, os corredores exclusivos para ônibus começam a ser demarcados pelo DFtrans na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). A partir de terça-feira (27), as faixas da direita dos dois sentidos da via ficarão livres apenas para o tráfego de transporte público coletivo. Veículos particulares ficam proibidos de transitar nelas. A medida visa dar mais fluidez ao trânsito, beneficiando 415 mil habitantes.
Foto: Andressa Anholete / 247 |
Escolhida por ser a via com maior fluxo de passageiros por ônibus, a EPNB – que hoje conta com três faixas de rolamento – será a primeira das sete vias a serem divididas. Em oito quilômetros, duas faixas ficarão liberadas para carros particulares, táxis, motos e caminhões. Na pista da direita, somente ônibus, e o acostamento permanece com trânsito proibido. O sistema funcionará 24 horas por dia.
Uma faixa branca de 25 centímetros de largura pintada ao chão separa as pistas. Os veículos devem respeitar a sinalização horizontal e só usar a faixa exclusiva onde a demarcação estiver seccionada. Os motoristas terão um limite de 100 metros para usar esses pontos se precisarem entrar nos acessos ou retornos.
Câmeras de monitoramento também estão sendo instaladas para fiscalizar as vias. São elas que vão tentar inibir os carros particulares de invadirem a via a destinada a ônibus. Os fiscais estarão observando o trânsito de uma central de monitoramento no DFtrans. De lá, se algum motorista entrar no percurso, os fiscais acionam uma viatura da polícia militar que deve ficar próxima à região para multar o condutor. A fiscalização, no entanto, não deve ocorrer nesse primeiro momento. Ficará para o ano que vem.
Diretor do DFTrans, Marco Antonio Campanella, pretende, em princípio, educar os motoristas. Ele não soube informar quando o DFTrans começará a punir os condutores infratores. “Serão entregues folhetos educativos aos motoristas orientando-os a seguirem as novas sinalizações”, afirmou. Nos trechos onde a velocidade da via for de 80km/h, haverá redução para 60 km/h nos corredores.
Com a medida, Campanella espera reduzir em 20 minutos o tempo de viagem de ida e volta do passageiro no ônibus. “Por semana, será uma economia de tempo de 1h40min fora do trânsito”, explica.
Para instalar o sistema, o DFTrans mapeou o perfil do tráfego na via. A maioria dos veículos que passam pela EPNB são particulares (94,26%); ônibus representam 5,74% do total. Mas os coletivos são responsáveis por transportar 70,31% dos passageiros. “Uma vez enfileirados, a área ocupada pelos automóveis na EPNB seria de 286.020 m², seis vezes mais que a dos ônibus (44.820 m²)”, explica Campanella.
As medidas vão atender moradores da Candangolândia, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Núcleo Bandeirante, além dos passageiros e motoristas de Taguatinga Sul, Park Way, Arniqueiras e Águas Claras. Apontada pelos especialistas do DFTrans como o eixo com maior fluxo de passageiros em ônibus, a EPNB é a primeira a receber os corredores exclusivos. Outras sete vias estão listadas para passarem pela intervenção viária.
Saiba quais vias receberão corredores exclusivos para ônibus:
1- BR-020, entre Sobradinho I e a entrada da Ponte do Bragueto (dois sentidos).
2- BR-040, entre o Viaduto de Santa Maria e o Viaduto da Candangolandia (dois sentidos).
3- Eixo Monumental, entre o Cruzeiro Velho e a Rodoviária do Plano Piloto (dois sentidos).
4- Hélio Prates, entre o Centro/Feira de Ceilândia e o antigo Buritinga (dois sentidos).
5- DF-085, entre o Estádio e até o Centro de Taguatinga.
6- Via Estrutural, entre a Cidade do Automóvel e a entrada do Viaduto Ayrton Senna (pico da manhã).
7- Via Estrutural, entre o Posto do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito e o Viaduto do Pistão Norte (pico da tarde).
Fonte: brasil247.com.br
0 comentários:
Postar um comentário