Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Deficientes sofrem com os ônibus adaptados no Rio de Janeiro

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Marajó Sant’angelo do Nascimento não vai viajar, mas mesmo assim leva uma muda de roupas limpas na mochila toda vez que sai de casa. Com as duas pernas amputadas, ele já prevê que em algum momento do dia vai ter que sair de sua cadeira de rodas e se arrastar pelo chão para chegar a algum lugar. Mas as coisas podem ser ainda piores. Ao tentar embarcar na quinta-feira passada em um ônibus da linha 920 (Pavuna - Bonsucesso), da empresa Gire Transportes, na Avenida Brás de Pina, Marajó caiu da cadeira quando o elevador deu um tranco enquanto ele subia.

— Em vez de o motorista esperar eu me posicionar, já acionou a plataforma. Isso é falta de treinamento: os carros têm o elevador, mas os condutores não sabem mexer. Me sujei todo. Sempre trago roupa extra, por precaução.

Convidado pelo EXTRA, Marajó percorreu pontos de ônibus de diferentes áreas da cidade, além da Penha. Em Bangu, na Rua Francisco Real, o elevador de acesso de um ônibus da linha 803 (Senador Camará - Alvorada), da empresa Transportes Barra, não retornou à posição inicial de escada, mesmo após o motorista e fiscais que estavam no ponto tentarem contornar o problema à força. Após alguns minutos, o motorista pediu para que Marajó fosse retirado do ônibus e pegasse o próximo (da mesma linha, mas da empresa Andorinha Rio), cujo elevador funcionou regularmente.

Já no centro da cidade, na Rua do Riachuelo, o motorista da linha 497 (Penha - Cosme Velho), da City Rio, não possuía a chave para acionar o elevador. Então, um time formado pelo motorista, passageiros e um pedestre colocou o agente da Lei Seca para dentro do ônibus com a força dos braços.

No Flamengo, na Avenida Beira-Mar, Marajó quase precisou de uma nova muda de roupas. Ao embarcar num ônibus 107 (Central - Urca), da Gire Transportes, sua cadeira de rodas escorregou novamente e ele por pouco não caiu novamente.

— Os motoristas não sabem acionar o elevador, não esperam o cadeirante se posicionar. Eles não estão preparados. — lamenta Marajó, resumindo sua sina com o descaso do transporte público:
— Já estou acostumado a cair — afirma.

A queixa não é em vão. Marajó viveu quase 30 dos seus 47 anos em cima de cadeiras de rodas. Antes, tinha medo de sair sozinho, mas a partir de 2000 começou a se aventurar pelas tortuosas ruas da cidade. A timidez que dizia ter foi embora depois que começou a trabalhar como agente-cadeirante em operações da Lei Seca em bares, restaurantes, colégios e palestras. Hoje, Marajó é um homem falante que faz questão de ressaltar a importância das necessidades dos deficientes físicos e do ditado "se beber, não dirija".


Prazo para adequação de toda a frota é 2014

O Decreto Federal 5.296 de dezembro de 2004 determina apenas que os novos ônibus que entrarem em circulação no país devem ser acessíveis aos cadeirantes. O prazo para que toda a frota esteja dentro dessa especificação vence em 2014.

De acordo com o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, deputado Márcio Pacheco (PSC), as denúncias recebidas pela pasta tratam principalmente de equipamentos quebrados e de funcionários despreparados.
— Precisamos ouvir a população. Toda quinta-feira, às 14h, acontece uma reunião ordinária da comissão aberta à população — avisa.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira, também acredita que é através da mobilização que as empresas podem se sentir pressionadas:
— Quem se sentir lesado deve entrar com uma ação em um Juizado Especial Cível.

Apesar dos problemas, o Rio Ônibus, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município do Rio de Janeiro, informou que "todos os 8.600 ônibus que operam em linhas municipais do Rio já estão em conformidade com as normas e regulamentos técnicos da legislação federal".

A empresa Transportes Barra informou que no ônibus que apresentou problema em Bangu "o defeito no carro em questão foi identificado e o reparo, realizado". No caso do motorista que não tinha a chave da plataforma, na Rua do Riachuelo, na Lapa, a empresa City Rio informou que os veículos foram vistoriados e passarão a levar as chaves fixadas próximo ao equipamento. Sobre os ônibus onde o cadeirante caiu do elevador, na Penha, e que ele escorregou, no Flamengo, a Gire Transportes informou que já providenciou o reparo dos equipamentos.


Para pesquisadora, ideal é veículo com piso baixo

A superintendente do Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Teresa Costa do Amaral, também encara como uma privação ao direito básico de ir e vir, assegurado pela Constituição brasileira, os impedimentos ocasionados pela falta de acessibilidade nos ônibus cariocas. E ressalta que o elevador para a cadeira de rodas não é a solução ideal:

— O motorista não sabe usar o equipamento, não há manutenção e há demora na operação. O ideal é o ônibus de piso baixo, já adotado em Curitiba. Mas as empresas resistem, pois dizem que o asfalto é irregular.

Para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Georgette Vidor, o objetivo é que a cidade não tenha ônibus com elevador para cadeirantes no futuro e acredita que essa seja a tendência entre as empresas:

— Já temos 40 ônibus com piso baixo na cidade, o que é uma vitória. A questão é que, quando a lei foi feita, deu a opção do elevador, que é mais barata e, por isso, a mais adotada — disse. — Cada secretaria deve ter preocupação com a pessoa deficiente. Mas temos que entender também que esse não é um problema exclusivo do Brasil. Existem países de primeiro mundo que ainda não são completamente acessíveis.


Fonte: Extra Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960