O corredor preferencial de ônibus de Copacabana, o BRS Copacabana, terá fiscalização eletrônica a partir desta segunda-feira. Apenas ônibus municipais e táxis ocupados com passageiros poderão circular pelo corredor preferencial. Táxis especiais adaptados para portadores de necessidades e veículos de transporte escolar também podem acessar o lado direito da Avenida Nossa Senhora de Copacabana para embarcar ou desembarcar passageiros. Os demais veículos terão que circular nas duas pistas à esquerda, mas para dobrar em ruas ou acessar garagens à direita da via o acesso será permitido.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, o embarque e/ou desembarque dos passageiros de táxi deverá ser feito pelo lado esquerdo da via ou nas ruas transversais. A carga e descarga deverá ser feita em locais destinados para este fim nas ruas transversais. Não haverá barreira física que os impeça de rodar nas faixas da direita, mas o motorista que o fizer por mais de uma quadra será multado pela fiscalização eletrônica. O efetivo de guardas municipais e agentes da CET-Rio continua espalhado pela via para coibir as irregularidades e orientar os cidadãos.
O estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido depois das 21h; após as 14h nos sábados; e o dia inteiro nos domingos e feriados. Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na pista esquerda, qualquer veículo poderá acionar o corredor livremente. Com a BRS, a frota de ônibus foi reduzida em 24% e a velocidade do transporte público aumentou, segundo a prefeitura.
Fonte: O Globo
0 comentários:
Postar um comentário