A mobilidade urbana e o desenvolvimento urbano sustentável na região de Campinas, associado com as outras regiões metropolitanas, foram temas de debates nesta terça-feira (18) com representantes do governo estadual e do Ministério Público. O encontro, promovido pelo sindicato da construção (Secovi), tem por meta ampliar o debate sobre os temas e subsidiar os governos para um futuro plano efetivo de cidades sustentáveis.
“A cidade de Campinas tem uma oportunidade fantástica para fazer isso (o plano)”, disse o presidente do Secovi São Paulo, João Crestana. Para ele, a fragilidade institucional da cidade neste momento propicia à sociedade assumir o debate sobre esses temas e apresentar propostas.
Os palestrantes Jurandir Fernandes, secretário municipal dos Transportes Metropolitano de São Paulo, e José Roberto Carvalho Albejante, promotor de Meio Ambiente de Campinas, concordaram que o modelo atual pouco ou nada contribuem para a sustentabilidade desejada em um futuro próximo.
“Estamos muito voltados para as rodovias. É preciso criar vias próprias dentro dos nossos municípios”, disse Fernandes, sobre a mobilidade urbana. Representante do governo do Estado, o secretário disse ser preciso criar uma sinergia com os 153 municípios das três regiões metropolitanas de São Paulo, incluindo a de Campinas (RMC), ou da chamada macrometrópole paulista.
Albejante, por sua vez, foi mais crítico ao falar da responsabilidade do Executivo no cenário atual do desenvolvimento urbano. “O administrador está jogando a toalha”, disse o promotor. Para ele, é preciso pensar em um zoneamento ecológico-econômico. Lembrou que sustentabilidade é diferente de limites, impostos pela própria natureza. Lembrou a importância que o MP ganhou nos últimos anos, e que hoje já contribui na elaboração de políticas públicas. Albejante salientou a importância do debate como o realizado nesta terça-feira. “A gente é que constrói a lei que a gente quer”.
Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, no The Royal Palm Plaza. João Crestana, do Secovi, e Thomaz Assunção, da Urban Systems, debateram a mobilidade com Jurandir Fernandes. Sobre sustentabilidade, participaram do debate com Albejante o diretor regional de planejamento urbano do Secovi, Fuad Jorge Cury, e o secretário de Planejamento de Campinas, Alair Roberto Godoy.
Fonte: EPTV
0 comentários:
Postar um comentário