Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Encontro em Campinas discute mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A mobilidade urbana e o desenvolvimento urbano sustentável na região de Campinas, associado com as outras regiões metropolitanas, foram temas de debates nesta terça-feira (18) com representantes do governo estadual e do Ministério Público. O encontro, promovido pelo sindicato da construção (Secovi), tem por meta ampliar o debate sobre os temas e subsidiar os governos para um futuro plano efetivo de cidades sustentáveis.

“A cidade de Campinas tem uma oportunidade fantástica para fazer isso (o plano)”, disse o presidente do Secovi São Paulo, João Crestana. Para ele, a fragilidade institucional da cidade neste momento propicia à sociedade assumir o debate sobre esses temas e apresentar propostas.

Os palestrantes Jurandir Fernandes, secretário municipal dos Transportes Metropolitano de São Paulo, e José Roberto Carvalho Albejante, promotor de Meio Ambiente de Campinas, concordaram que o modelo atual pouco ou nada contribuem para a sustentabilidade desejada em um futuro próximo.

“Estamos muito voltados para as rodovias. É preciso criar vias próprias dentro dos nossos municípios”, disse Fernandes, sobre a mobilidade urbana. Representante do governo do Estado, o secretário disse ser preciso criar uma sinergia com os 153 municípios das três regiões metropolitanas de São Paulo, incluindo a de Campinas (RMC), ou da chamada macrometrópole paulista.

Albejante, por sua vez, foi mais crítico ao falar da responsabilidade do Executivo no cenário atual do desenvolvimento urbano. “O administrador está jogando a toalha”, disse o promotor. Para ele, é preciso pensar em um zoneamento ecológico-econômico. Lembrou que sustentabilidade é diferente de limites, impostos pela própria natureza. Lembrou a importância que o MP ganhou nos últimos anos, e que hoje já contribui na elaboração de políticas públicas. Albejante salientou a importância do debate como o realizado nesta terça-feira. “A gente é que constrói a lei que a gente quer”.

Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, no The Royal Palm Plaza. João Crestana, do Secovi, e Thomaz Assunção, da Urban Systems, debateram a mobilidade com Jurandir Fernandes. Sobre sustentabilidade, participaram do debate com Albejante o diretor regional de planejamento urbano do Secovi, Fuad Jorge Cury, e o secretário de Planejamento de Campinas, Alair Roberto Godoy.

Fonte: EPTV

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960