A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM), inicia nesta segunda-feira, 3, uma pesquisa de origem e destino entre os usuários do transporte coletivo local e intermunicipal dos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A pesquisa também ouvirá os motoristas que circulam pelas principais rodovias da região.
Em Jaguariúna, assim como nas demais cidades, haverá visitas domiciliares para saber que tipo de transporte a população utiliza para se deslocar de casa para o trabalho, o lazer e a escola, entre outras informações. A escolha das casas a serem visitadas será mediante sorteio, segundo a STM.
O objetivo da pesquisa é obter dos usuários subsídios que contribuirão para organizar o planejamento e o funcionamento do transporte público na própria cidade onde a pessoa mora e nas linhas que ligam os municípios. Para isso, serão visitados 12 mil domicílios em toda RMC.
O diretor do Departamento de Trânsito e Transportes (Detransp) da Secretaria de Defesa Social de Jaguariúna, engenheiro Valdeir David de Almeida, disse ser importante que as pessoas visitadas recebam bem os pesquisadores credenciados pela STM e respondam às perguntas. “Essa pesquisa é uma ótima oportunidade para que o Estado planeje o transporte intermunicipal de modo a atender as necessidades dos usuários de Jaguariúna”, diz Valdeir.
Conhecida como Pesquisa de Origem e Destino, a iniciativa consiste no levantamento detalhado dos deslocamentos da população e visa dar suporte aos investimentos públicos em transporte para os municípios das regiões metropolitanas.
No Estado de São Paulo, além da Região Metropolitana da Grande São Paulo existem outras duas: a de Santos, no litoral, e a de Campinas.
Etapas
As pesquisas serão feitas em duas etapas. A primeira abordará os motoristas que entram ou saem da região em pontos determinados das rodovias. Em seguida serão visitados os domicílios sorteados entre as 19 cidades da RMC. Para facilitar o acesso às informações mais detalhadas da pesquisa, a prefeitura de Jaguariúna disponibilizará em seu site um selo que leva o usuário à página da STM, cujo endereço é: www.stm.sp.gov.br/odrmc
Conforme o Detransp de Jaguariúna, a última pesquisa mais ampla sobre origem e destino dos usuários do transporte coletivo feita na cidade foi em 2003. Desde então, muitas mudanças ocorreram nas formas de deslocamento da população.
Fonte: Gazeta Regional
0 comentários:
Postar um comentário