Levar conhecimento ao usuário. É este o objetivo do projeto "Tira-Dúvidas", que o Metrô e a CPTM oferecem em parceria com a Estácio/UniRadial. O serviço funciona como verdadeira sala de aula. Gratuitamente, nas estações Consolação (do Metrô) e Brás (CPTM), professores da Estácio esclarecem as dúvidas de usuários. Entre os questionamentos mais frequentes estão gramática, concordância verbal, redação, uso da crase, regra de três, estatística, matemática financeira e porcentagem.
De acordo com os usuários, existem três grandes objetivos que os levam a participar da iniciativa: reforço escolar, preparação para concursos e para o vestibular. De fevereiro de 2010 até julho de 2011, foram realizados 8.330 atendimentos. Desses, em média, 43,5 % para dúvidas de português e 56,5 % de matemática.
Na estação Consolação do Metrô, a maior parte dos usuários que procuram pelo "Tira-Dúvidas" tem de 20 a 40 anos. A maior parte reside na Zona Leste - os demais usuários são, nesta ordem: Zona Sul; Zona Oeste; Centro; ABC e Zona Norte. No quesito formação acadêmica, 49% têm Ensino Médio, 46% Ensino Superior e 5% Ensino Fundamental.
No Brás, jovens de 20 a 30 anos lideram no número de atendimentos. Mais da metade dos que procuram o serviço pertencem à Zona Leste; os demais são da Zona Sul, ABC, Centro, Zona Leste e Zona Norte, nesta ordem. Na análise da formação, 52% tem Ensino Médio 40% Ensino Superior e 8% Ensino Fundamental.
0 comentários:
Postar um comentário