Em São Paulo, Região da Lapa futuramente contará também com o Metrô, por meio da Linha 6-Laranja

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentou, no dia 26, os projetos em andamento na região da Lapa a um grupo de empresários. O bairro é atendido pelas linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] e futuramente contará também com o Metrô, por meio da Linha 6-Laranja, cujo primeiro trecho, entre Brasilândia e São Joaquim, encontra-se em fase de elaboração do projeto básico.
Foto: Blog Metrô em Foco
Após uma breve explanação sobre a atuação da Secretaria nas três regiões metropolitanas [São Paulo, Campinas e Baixada Santista] e na mais nova aglomeração urbana de Jundiaí, Fernandes mostrou as ações previstas nas duas linhas da CPTM. "A estação Lapa será um ponto muito importante de intersecção das linhas da CPTM. Ela será unificada, sendo uma grande estação com plataformas para atender as linhas 7-Rubi, 8-Diamante e, futuramente, a Linha 9-Esmeralda, que deverá seguir sentido Água Branca", explicou. Haverá vias exclusivas para trens de carga. Os acessos às plataformas, de acordo com Fernandes, serão subterrâneos e o trem Expresso Jundiaí já passará enterrado na estação.

A nova instalação, segundo o gerente de Planejamento de Transporte da CPTM, Luciano Luz, estará preparada para receber o enterramento dos trilhos futuramente, caso haja entendimentos com a Prefeitura nesse sentido. Além da nova estação Lapa, a estação Água Branca também será modernizada para receber o Expresso Jundiaí, as linhas 7 e 8 da CPTM e a Linha 6-Laranja do Metrô.

Em relação aos projetos do Metrô para a região, o secretário disse que, além da Linha 6-Laranja, a região será beneficiada também com a Linha 20-Rosa, que sairá da Lapa, passando pelas avenidas Cerro-Corá e Faria Lima, chegando em Moema, na zona sul. Já a Linha 6-Laranja será estendida até a rodovia dos Bandeirantes, passando por Morro Grande e o Centro de Convenções Pirituba. "O projeto básico do primeiro trecho da Linha 6 está em desenvolvimento, com previsão para início de obras até o fim de 2012".

Após a apresentação, os convidados esclareceram dúvidas sobre os projetos da região e impactos urbanos com a implantação das obras.

 Infprmações da CPTM

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960