Passageiros de sete linhas de ônibus que atendem várias regiões de Belo Horizonte tiveram que ter muita paciência na manhã desta segunda-feira (26). De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), todos os motoristas e cobradores dessas linhas cruzaram os braços de 3h às 8h30 desta manhã.
Segundo Edson Rios, o assessor de imprensa do Setra-BH, os profissionais reclamam que a empresa São Cristóvão, responsável pela administração das linhas, não está cumprindo alguns acordos feito em data anterior. Entre as reivindicações, os profissionais dizem que estão sendo cobrados em relação ao uso de uniforme, o que não foi determinado em contrato. Eles também pedem melhorias sobre a escala de trabalho que seguem e afirmam ainda que a empresa não está fazendo o pagamento de feriados trabalhados, que deve ser feito em dobro.
Conforme a empresa São Cristovão, as reivindicações dos profissionais são um pouco controversas, já que eles não exigem que os funcionários usem uniforme, mas recomendam que eles vão trabalhar com calça e sapatos pretos. Em relação ao pagamento dos feriados trabalhados, a empresa afirma que os trabalhadores querem que seja feito o pagamento de feriados de 2006 a 2008. No entanto, a administração da São Cristóvão disse que irá apresentar um documento que confirma o acerto dessas datas para os funcionários. Sobre as reclamações referentes à escala, a empresa alega que são incompatíveis com o tipo de trabalho exercido pelos trabalhadores, uma vez que pedem folgas aos sábados e domingos e os ônibus são obrigados a circular nesses dois dias.
Segundo o sindicato, os ônibus que não saíram da garagem foram o 8150 (União/Serra), 9031(Nossa Senhora de Fátima/Centro), 2211A (Campo Alegre), 2215 (Céu Azul), 9402 (Santa Inês/Santo André), 8107 (Concórdia/São Pedro) e 4114 (Bonfim/Centro).
Fonte: O Tempo
0 comentários:
Postar um comentário