Transporte BRT na avenida ACM, metrô ligando a Estação Pirajá ao bairro de Cajazeiras e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no lugar dos trens do Subúrbio. Segundo o chefe da Casa Civil municipal, João Leão, estes foram alguns itens acertados entre estado e município para o novo sistema integrado de transporte de massa de Salvador.
Pela negociação, a prefeitura ficará responsável por obras de intervenção nas vias, como passarelas e viadutos, além da modernização dos trens e da implantação dos corredores de BRT - além da ACM, também está previsto um corredor entre o Subúrbio e o Acesso Norte. Para isto, o executivo municipal contará com os R$ 567 milhões do PAC Copa que, como estava previsto apenas para BRT, será renegociado com o Ministério das Cidades.
Já ao governo do estado caberá o metrô da avenida Paralela e um alongamento do trecho em construção há 12 anos até Cajazeiras. O governador Jaques Wagner (PT) calcula que, para isto, o estado precisará de, no máximo, 1,6 bilhão, mas a verba ainda será batalhada junto ao governo federal, pelo PAC Mobilidade.
Como o sistema será construído e administrado através de parcerias público-privadas (PPP), as duas esferas ainda esperam contar com verba da iniciativa privada. Segundo Leão, a empresa licitada para administrar o metrô (incluindo o da Bonocô, ainda sob responsabilidade da prefeitura), obrigatoriamente terá que assumir também os trens do Subúrbio.
As obras de mudança para VLT, o secretário calcula começar junto com as do segundo tramo do metrô (Rótula do Abacaxi - Pirajá), previstas para o início do ano que vem. Esses e outros detalhes do acordo só serão divulgados oficialmente amanhã, por representantes do estado e da prefeitura, mas as duas partes se dizem satisfeitas.
O mesmo não se pode dizer da Câmara de Vereadores, que foi comunicada ontem da decisão durante um almoço com Leão e o prefeito João Henrique. “Não fomos consultados, recebemos o projeto pronto. Então, não temos nenhuma responsabilidade sobre ele”, reclamou o presidente da Casa, Pedro Godinho (PMDB)
Pela negociação, a prefeitura ficará responsável por obras de intervenção nas vias, como passarelas e viadutos, além da modernização dos trens e da implantação dos corredores de BRT - além da ACM, também está previsto um corredor entre o Subúrbio e o Acesso Norte. Para isto, o executivo municipal contará com os R$ 567 milhões do PAC Copa que, como estava previsto apenas para BRT, será renegociado com o Ministério das Cidades.
Já ao governo do estado caberá o metrô da avenida Paralela e um alongamento do trecho em construção há 12 anos até Cajazeiras. O governador Jaques Wagner (PT) calcula que, para isto, o estado precisará de, no máximo, 1,6 bilhão, mas a verba ainda será batalhada junto ao governo federal, pelo PAC Mobilidade.
Como o sistema será construído e administrado através de parcerias público-privadas (PPP), as duas esferas ainda esperam contar com verba da iniciativa privada. Segundo Leão, a empresa licitada para administrar o metrô (incluindo o da Bonocô, ainda sob responsabilidade da prefeitura), obrigatoriamente terá que assumir também os trens do Subúrbio.
As obras de mudança para VLT, o secretário calcula começar junto com as do segundo tramo do metrô (Rótula do Abacaxi - Pirajá), previstas para o início do ano que vem. Esses e outros detalhes do acordo só serão divulgados oficialmente amanhã, por representantes do estado e da prefeitura, mas as duas partes se dizem satisfeitas.
O mesmo não se pode dizer da Câmara de Vereadores, que foi comunicada ontem da decisão durante um almoço com Leão e o prefeito João Henrique. “Não fomos consultados, recebemos o projeto pronto. Então, não temos nenhuma responsabilidade sobre ele”, reclamou o presidente da Casa, Pedro Godinho (PMDB)
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