Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Santos, Ciclovia da Ana Costa já divide opiniões

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A construção da ciclovia da Avenida Ana Costa está chegando ao fim e a opinião de ciclistas que utilizam esse tipo de espaço para locomoção são variadas. De maior agilidade e economia de tempo à falta de pontos de ultrapassagem, os ciclistas se dividem ao falar sobre a pista.
O vendedor de aparelhos eletrônicos Matheus Oliveira, de 20 anos, diz que sempre usa a ciclovia quando tem que sair de bicicleta de casa. Segundo ele, o fim da obra virá em boa hora, já que “andar pela ciclovia é mais fácil do que andar pelas ruas e ter que ficar desviando dos carros no trânsito”.
A atendente Sofia Bolanhos, 21 anos, concorda com Oliveira. Ela diz que andar pela ciclovia é mais seguro por não correr riscos de ser atropelada por automóveis e motos.
Em contrapartida, o porteiro Ivanildo Oliveira, de 56 anos, diz que anda de bicicleta todos os dias e não gosta do espaço destinado às bicicletas na via. “É estreito, não tem espaço para ultrapassar. Enfim, não serve para nada. Prefiro andar pela rua”.
O agente da CET Rodolfo Fernandes também diz que há desrespeito por parte dos ciclistas. Segundo o agente, as pessoas acabam ocupando a rua para fazer as ultrapassagens, pois a ciclovia da Ana Costa é muito estreita e não permite que duas bicicletas andem lado a lado. Mas ele concorda que a ciclovia seja mais segura para os ciclistas.

Movimentação nas ciclovias

O presidente da Associação Brasileira de Ciclistas, Jessé Teixeira Félix, diz que aproximadamente 2 mil a 2500 pessoas passam pelas ciclovias da Av. Ana Costa, enquanto em toda a Cidade o número chega a 100 mil todos os dias. Para ele, os espaços são essenciais para a locomoção casa/trabalho ou para o simples lazer e atividade física.
Félix diz que quem mais desrespeita o espaço são os pedestres, que abusam de travessia em locais proibidos, aumentando o risco de acidentes.
Para ele, os moradores Santos já estão totalmente adaptados com a ciclovia, tanto que, na sua visão, o incentivo por parte de órgãos públicos já deixou de ser necessário, faltando apenas o apoio da iniciativa privada.

Postado por Vinícius Morales
Fonte: BoqNews

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960