Se para o sul a Linha Verde não conta com o número suficiente de viadutos, na parte norte a rodovia contará um viaduto inteiramente reformado e mais duas trincheiras para facilitar a travessia da via. No primeiro da Linha Verde Norte, que tem a extensão de 2,3 quilômetros, o viaduto da Avenida Afonso Camargo será duplicado e ganhará um miniterminal de ônibus,
interligando a linha Leste-Oeste com o novo trecho de ônibus entre o Atuba e o
Pinheirinho.
Sobre o viaduto haverá uma estação-tubo, que terá uma escada de acesso a uma estação-tubo, que será construída embaixo do viaduto, na Afonso Camargo. Além disso, nesta primeira parte da obra serão construídas duas novas trincheiras: nas ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães. No entanto, o projeto final da Linha Verde prevê um total de sete trincheiras, três binários e nove novas estações. "A própria topografia da parte norte da cidade exige um número maior de trincheiras", completa Rosângela.
Mais pistas
Assim como foi feito na parte sul, a Linha Verde Norte contará com duas vias para canaletas exclusivas para o transporte coletivo, seis pistas para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido) e ciclovia.
As vias rápidas terão cerca de 11 metros de largura, o que permitirá a passagem de três carros. Na canaleta serão quase 9 metros de largura, para a passagem do futuro Ligeirão, em direção ao Atuba. Nas vias lentas, as faixas terão sete metros de largura, com espaço para estacionamento. Ao lado haverá ciclovias e calçadas feitas em blocos de concretos intertravados (paver).
Fonte: O Estado do Paraná
0 comentários:
Postar um comentário