Depois de nove anos, o governo estadual resolveu retomar a expansão da linha 5-Lilás do Metrô, que hoje tem seis estações ligando o Capão Redondo ao Largo Treze, na zona sul.
O novo trecho ampliará a linha até a Chácara Klabin, na Vila Mariana, onde será feita a interligação com a Linha 2-Verde.
A previsão do governo estadual é de que o número de usuários no trajeto seja ampliado dos atuais 200 mil diários para aproximadamente 650 mil em 2015, quando a obra, avaliada em R$ 4 bilhões, for concluída. O primeiro trecho da linha foi entregue em 2002.
O trecho Largo 13-Adolfo Pinheiro, que teve as obras interrompidas em 2010 após denúncia de fraude na licitação, deve ser entregue em 2013, com a inauguração da estação Adolfo Pinheiro. As outras dez estações do trecho ampliado só serão concluídas dois anos depois, em 2015.
Quando estiver pronta, a Linha 5 terá 17 estações distribuídas em 20 km de extensão. Ela será interligada com a Linha 2, na Chácara Klabin, com a Linha 17-Ouro, na estação Água Espraiada, e com a Linha 1-Azul, na Santa Cruz. O governo também analisa a possibilidade de o trajeto ser estendido também em direção ao sul, chegando ao Jardim Ângela.
Além da expansão da Linha 5, o Metrô dá andamento a outras duas obras. Uma delas é o prolongamento da Linha 2 até a região de Cidade Tiradentes, prevista para 2015.
A outra é a ampliação da Linha 4-Amarela, que por enquanto funciona com quatro estações. A partir de setembro, devem ser inauguradas as estações Repúblicae Luz e ampliado o horário de operação. A meta do Metrô é ampliar a malha dos atuais 71 quilômetros para 100 quilômetros até 2015. A próxima etapa da expansão será a construção da Linha 17, que ligará o Jabaquara ao Morumbi.
O novo trecho ampliará a linha até a Chácara Klabin, na Vila Mariana, onde será feita a interligação com a Linha 2-Verde.
A previsão do governo estadual é de que o número de usuários no trajeto seja ampliado dos atuais 200 mil diários para aproximadamente 650 mil em 2015, quando a obra, avaliada em R$ 4 bilhões, for concluída. O primeiro trecho da linha foi entregue em 2002.
O trecho Largo 13-Adolfo Pinheiro, que teve as obras interrompidas em 2010 após denúncia de fraude na licitação, deve ser entregue em 2013, com a inauguração da estação Adolfo Pinheiro. As outras dez estações do trecho ampliado só serão concluídas dois anos depois, em 2015.
Quando estiver pronta, a Linha 5 terá 17 estações distribuídas em 20 km de extensão. Ela será interligada com a Linha 2, na Chácara Klabin, com a Linha 17-Ouro, na estação Água Espraiada, e com a Linha 1-Azul, na Santa Cruz. O governo também analisa a possibilidade de o trajeto ser estendido também em direção ao sul, chegando ao Jardim Ângela.
Além da expansão da Linha 5, o Metrô dá andamento a outras duas obras. Uma delas é o prolongamento da Linha 2 até a região de Cidade Tiradentes, prevista para 2015.
A outra é a ampliação da Linha 4-Amarela, que por enquanto funciona com quatro estações. A partir de setembro, devem ser inauguradas as estações Repúblicae Luz e ampliado o horário de operação. A meta do Metrô é ampliar a malha dos atuais 71 quilômetros para 100 quilômetros até 2015. A próxima etapa da expansão será a construção da Linha 17, que ligará o Jabaquara ao Morumbi.
Fonte: Band.com.br
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