Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Passagem de ônibus deve aumentar 15% em Ribeirão Preto

sábado, 16 de julho de 2011

As concessionárias responsáveis pelo transporte coletivo na cidade de Ribeirão Preto, localizada no nordeste paulista, querem que o valor da passagem, que custa R$ 2,50 hoje, seja reajustado em 15% nos próximos meses. Se forem atendidas, o valor da passagem chegará a R$ 2,76. O valor de R$ 2,76 é baseado no cálculo total da planilha de custos do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto e poderá ser arredondado, para mais ou para menos, para facilitar o troco. O sindicato afirma ter protocolado o pedido de reajuste na última sexta-feira, mas agora caberá à Transerp, empresa pública que gerencia o transporte na cidade, analisar as planilhas de custo dos operadores de transportes. Caberá ao presidente da entidade, William Latuf, a primeira análise da situação.

O reajuste, caso seja aprovado, ainda não tem data para entrar em vigor. Segundo o presidente do sindicato patronal, Luis Gustavo Guimarães Vianna, o aumento é referente a diversos motivos: aumento do salário dos motoristas, compra de veículos novos, combustível e mão de obra. "Nos últimos 12 meses, os valores de veículos novos subiram 17%; combustível, 4,5%; mão de obra, 9,5% e fiscalização e ISS aumentaram 4%, além do aumento de 9,5% nos salários dos motoristas. Com esses custos precisamos de um equilíbrio do sistema, por isso pedimos esse aumento", explicou Vianna, para quem a gratuidade concedida aos idosos e deficientes também influencia no custo da passagem.

Resposta
A região que envolve Ribeirão Preto possui mais de três milhões de usuários mensais apenas na área do transporte coletivo. Significa que, com o aumento, as empresas de transporte coletivo devem lucrar ao menos R$ 10 milhões a mais em um ano. Para o usuário padrão, que utiliza duas conduções por dia, o aumento significa, em 12 meses, perto de R$ 150 a menos no bolso.

Caso a proposta seja aprovada pela Transerp e pela prefeita Dárcy Vera (DEM), Ribeirão Preto terá a tarifa de ônibus mais cara do interior do Estado. De acordo com nota da assessoria de imprensa da administração da cidade, o documento das permissionárias com pedido de reajuste da tarifa foi protocolado na Prefeitura Municipal, no entanto, ainda não foi analisado tecnicamente pela Transerp e pela prefeita Dárcy Vera. A Prefeitura somente irá se manifestar sobre o assunto após análise, o que não deverá ocorrer nos próximos 15 dias.

Histórico
O pedido do sindicato patronal, porém, geralmente não é atendido integralmente pela administração municipal. A tradição é que, fora em anos eleitorais, quando não acontece nenhum reajuste, a Prefeitura autorize um aumento intermediário. Em 2010, por exemplo, quando a tarifa estava em R$ 2,30, os patrões reivindicaram R$ 2,45, mas a empresa de trânsito autorizou R$ 2,40. Em 2009, a tarifa calculada pela Transerp foi de R$ 2,35, mas fechada em R$ 2,30.

A frota de ônibus de Ribeirão Preto, que hoje é de 312 veículos, recebeu 29 unidades novas no último ano. Circulam pela cidade 75 linhas, além do "Leva e Traz", serviço de transporte gratuito de passageiros que residem em bairros pouco atendidos por linhas regulares, que é custeado pelas empresas. Ainda segundo Vianna, existem opções para que esse aumento não seja levado diretamente aos usuários. "Subsídios, tarifas diferenciadas com a compra antecipada de passagens, corredores de ônibus preferenciais. Todas essas reivindicações são feitas há quatro anos e a prefeitura ainda não se manifestou, dizem apenas que estão estudando. Eu acho muito tempo para estudar. O transporte coletivo tem que ter a preferência no transporte individual", comenta o presidente do sindicato patronal de Ribeirão Preto.

Capital
Enquanto no interior o debate é sobre o custo do transporte público, na capital paulista o governador Geraldo Alckmin inaugurou, esta semana, o terminal de ônibus em Embu. Denominado terminal de ônibus do Jardim Casa Branca, o empreendimento envolveu o Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), que investiu na reforma da praça secundária do Jardim Casa Branca e na pavimentação da Rua Constantinopla.

Na ocasião da inauguração do terminal, Alckmin afirmou a importância da obra. "O terminal de ônibus do Jardim Casa Branca, a reforma da praça, a pavimentação da área próxima. Foram R$ 2 milhões do Governo do Estado, investidos através do Fumefi, uma parceria para melhorar, aqui, o acesso, melhorar o conforto e a qualidade do atendimento para a nossa população que utiliza o terminal, e do serviço de transporte coletivo", afirmou. A perspectiva é que sejam beneficiados em torno de 20 mil usuários por dia.


Fonte: DCI

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960