Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Cuiabá: Bilhetagem eletrônica é ampliada, ''Cartão TEM'' visa reduzir a quantidade de dinheiro nos coletivos

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Para facilitar a utilização do transporte coletivo por parte de usuários eventuais, a Associação Matogrossense dos Transportes Urbanos (MTU) lançou uma nova modalidade de cartão de transporte. Com o TEM, sigla para transporte econômico municipal, os passageiros não precisarão mais realizar o cadastro nas unidades da MTU para se beneficiarem da integração. A intenção da entidade, que representa as empresas de transporte coletivo da Capital e de Várzea Grande, é o de ampliar o uso da bilhetagem eletrônica e reduzir a quantidade de dinheiro nos coletivos, minimizando o número de assaltos, cerca de 800 por ano, conforme estimativa da MTU.

O cartão terá um custo inicial para o usuário, no valor de uma passagem municipal, R$ 2,50, que servirá como depósito. Para reaver a quantia, o passageiro poderá se dirigir a um dos postos de recarga e devolver o cartão ou inseri-lo nos validadores do ônibus. A catraca será liberada e o pagamento aceito como dinheiro e não dará direito à integração. "A comodidade trazida pelo cartão evita também que os passageiros sejam expostos dentro dos coletivos por terem de abrir a carteira para pegar o dinheiro".

Presidente da MTU, Ricardo Caixeta Ribeiro ressalta que mesmo que o processo resulte na redução do número de cobradores, a medida não se traduzirá em demissões. No último acordo salarial, as empresas assinaram um termo de compromisso que garante estabilidade aos profissionais e, mesmo quando os postos de trabalho forem extintos, eles serão remanejados. O presidente baseia-se no fato de que, com o crescimento do Estado, em nível acima da média nacional, e com a proximidade da Copa do Mundo, faltará mão de obra qualificada. Por conta disso, os cobradores que não forem aproveitados possuem a vantagem de já estarem ambientados à empresa.

A bilhetagem eletrônica ao portador, modalidade do novo cartão, já é utilizada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Atualmente, a MTU possui cerca de 200 mil usuários cadastrados e espera, assim, contemplar usuários eventuais, turistas e visitantes das duas maiores cidades do Estado. "Com esta nova modalidade, trabalhamos no sentido de dar a todos a oportunidade de usufruir da melhor forma possível dos serviços de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande". (GN)



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960