Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Saiba quais os tipos de Bilhete Único existentes em SP

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Bilhete Único é um cartão que armazena valores em reais para ser utilizado no pagamento de passagens no transporte público da cidade de São Paulo: ônibus, Metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Nos ônibus, é possível pagar apenas uma tarifa e fazer quatro embarques no prazo de até três horas utilizando o Bilhete Único comum, e durante até duas horas utilizando o Bilhete Único Vale-Transporte. Caso o passageiro utilize, além do ônibus, a integração com Metrô ou trem, ele paga apenas a diferença para completar o valor da tarifa integrada.

Existem alguns tipos específicos de Bilhete Único. Veja abaixo as diferenças entre eles:

Comum
Pode ser adquirido por qualquer cidadão nas lojas físicas, postos autorizados da SPTrans, pontos de venda (bancas de jornal, padarias, mercados etc) e em casas lotéricas. Para obter o seu, é preciso fazer uma carga inicial de, no mínimo, cinco tarifas.

Estudante Para obter o benefício, além de estar matriculado em cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), o aluno deve morar a uma distância superior a 1 km da escola, e nesse trecho deve operar uma linha de ônibus, Metrô ou CPTM que cumpra o percurso residência-escola. O primeiro cartão custa o equivalente a cinco tarifas integrais para o bilhete.

Quem pode utilizar: Estudantes do ensino fundamental, médio e superior, técnico e profissionalizante, mediante cadastramento da escola e solicitação do aluno. Os alunos de cursos pré-vestibular, técnicos e profissionalizantes não reconhecidos pelo MEC, e estágios não têm direito ao Bilhete Único Estudante.

Especial O Bilhete Único Especial Idoso pode ser utilizado no transporte público municipal (ônibus, micro-ônibus). Sua utilização não é válida no Metrô e CPTM. Quem pode utilizar: Homens com 65 anos ou mais e mulheres com 60 anos ou mais.

O Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência garante o transporte gratuito nos veículos públicos municipais (ônibus, micro-ônibus) e metropolitanos (Metrô e CPTM). Quem pode utilizar: Pessoas com deficiência física, mental, auditiva ou visual, residentes na cidade ou na região metropolitana de São Paulo, que atendam às exigências da legislação vigente.

O Bilhete Único Gestante (Lei nº 11216 de 20/05/92) e Especial/Obeso (Lei nº 11.840 de 28/06/95) é válido para o transporte público municipal (ônibus e micro-ônibus) e apenas permite o desembarque pela porta dianteira, mediante o pagamento da tarifa. Quem pode utilizar: Gestantes a partir do quinto mês de gravidez e obesos também fazem jus à condição de passageiro especial, com a diferença de que ambos pagam a tarifa, podendo embarcar e desembarcar pela porta da frente do veículo.

Mãe Paulistana O Bilhete Único Mãe Paulistana é um benefício que garante o transporte gratuito nos coletivos da cidade de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM) para a gestante que faz o pré-natal na rede municipal de saúde.

Quem pode utilizar: Somente as gestantes cadastradas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e beneficiadas pelo programa Mãe Paulistana, da Secretaria Municipal de Saúde.

Vale-Transporte É um benefício do trabalhador, fornecido pela empresa. Permite fazer até quatro viagens no período de duas horas, ao custo de apenas uma tarifa. Não há restrição quando o bilhete for utilizado por apenas uma pessoa no ônibus, garantindo integração por duas horas e de até quatro embarques, ao custo de apenas uma tarifa. Mas, para utilizar um mesmo cartão, no mesmo veículo, é preciso aguardar 30 minutos, após a primeira passagem pela catraca. Quem pode utilizar: Qualquer trabalhador tem direito ao Bilhete Único Vale-Transporte.

São Paulo: Justiça dá novo prazo para que rodoviários entrem em acordo

Começa a integração entre CPTM e metrô na estação Pinheiros

Fonte: R7.com

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960