Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Goiânia sofre pela falta de Metrô

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Que o problema do trânsito em Goiânia não é simples, todos sabem. Esperar e continuar a difundir visões, somente, sem uma aplicabilidade prática não é a atitude mais aconselhável. O futuro é intervir drasticamente, mudar o perfil da cidade e transformá-la no que o diretor técnico do Detran, Horácio Mello, chama de cidade global. “O metrô já era para ter sido construído”, coloca. 

A alternativa seria interessante, na visão dele, para convencer os motoristas a deixarem os carros em casa e se sujeitarem ao transporte público. O atual modelo está aquém da necessidade e da disponibilidade solicitada pela população goianiense. O preço con­siderado alto do Sit Pass (R$ 2,50), os atrasos, o número reduzido e a incerteza quanto aos horários, tudo desanima e favorece a aquisição de automóveis e meios de transporte próprios.

Horários
O metrô é um pouco diferente. A padronização de horários e a consequente obediência deles seriam capazes de agir em favor da diminuição de motos e automóveis nas ruas. O processo de implantação é demorado, o custo é caro, mas para Horácio é o único existente capaz de garantir uma tranquilidade em longo prazo, caso contrário Goiânia vai continuar a enfrentar problemas, que tendem a aumentar a gravidade com o passar do tempo. 

Fora isso, ele sinaliza que a ausência de uma ação imediata eleva ainda mais o valor a ser gasto na obra, já que o uso do solo na capital carece a cada dia. “Sou técnico e tenho a obrigação de defender o que é mais viável, nem que para isso tenha de buscar por parcerias público-privadas”, diz. Lembrando que Prefeitura e Governo do Estado estudam formas de se implantar um metrô de superfície na capital.


Fonte: O Hoje

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960