Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Campinas, Poder Público, empresas e universidade constróem projeto para ônibus híbrido

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Com a participação da iniciativa privada (empresas de chassi e carroceria), do poder público, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC –, e, ainda, com o  apoio de uma universidade, Campinas está desenvolvendo, neste momento,  um projeto para ônibus híbridos comum (midiônibus) e articulados.

Trata-se de uma iniciativa inédita, uma vez que não existe chassi semelhante produzido no Brasil.

Os estudos para essa nova tecnologia veicular tiveram início há um ano, com a parceria entre a EMDEC e a FACAMP – Faculdades de Campinas. Sob supervisão da EMDEC, estagiários da FACAMP participaram da construção de um projeto interno (novo layout) para os veículos. “A proposta foi garantir o máximo de conforto e acessibilidade aos usuários, oferecendo um protótipo ergométrico para os assentos e todo espaço interno dos ônibus”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Infraestrutura Viária, Maurício Thesin.

Ele conta que o projeto para o novo layout interno dos veículos repensou a posição e tamanho dos bancos (respeitando os diferentes usuários: obesos e pessoas com necessidades especiais, a altura interna (considerando usuários mais altos) e toda a questão da acessibilidade e conforto (garantindo-se espaço para acomodação de bolsas e mochilas, por exemplo).

Segundo Thesin, os trabalhos avançaram nos últimos dois meses, com a intensificação de reuniões com as empresas de carroceria e chassi.
Além do conforto e acessibilidade, os veículos híbridos apresentam vantagens do ponto de vista ambiental. “A emissão de poluentes é 70% menor que a registrada nos veículos com outros motores. Esse tipo de veículo, ainda, se destaca no consumo de combustível. O ônibus híbrido economiza 35% de diesel, uma vez que funciona com dois motores, a diesel e à eletricidade”, acrescenta.

De acordo com Thesin, o projeto para o híbrido comum ou básico vem sendo discutido com as empresas Agrale e Siemens. Esse veículo menor deverá ser utilizado na área central, com capacidade para até 50 pessoas sentadas e de pé. Já o híbrido articulado é um projeto em andamento com as empresas Neobus e Volvo.

Segundo o diretor, os veículos adotarão trilho virtual, o que significa que operarão por sistema ótico de guiagem, permitindo no embarque/desembarque proximidade dos veículos às plataformas, o que amplia a segurança dos usuários no acesso e descida dos ônibus.

Thesin conta, também, que o híbrido comum, desenvolvido em parceria com a  Agrale e Siemens, poderá começar a circular na cidade dentro de dois meses. Essa seria uma etapa de testes, comenta, para avaliação da performance da tecnologia híbrida, em campos como a potência do motor na subida e com carga máxima (lotação de usuários); o consumo de combustível; e o funcionamento das rampas de acesso. O teste seria por um período de um mês.

Já os veículos articulados demandariam um tempo maior para irem às ruas. A expectativa é de que possam circular entre 2013 e 2014, nos corredores Ouro Verde e Campo Grande.

Entenda a tecnologia
Os dois motores do ônibus, a diesel e elétrico, funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar e acelerar até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também atua como gerador de energia durante as frenagens (energia de desaceleração).

O motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, ele permanece desligado.

Estudos da Volvo demonstram que o tempo durante o qual o ônibus fica inerte pode representar até 50% do período total de operação, ou seja, não há emissões de poluentes em “metade da viagem”, quando o motor a diesel se apaga completamente.

Funções auxiliares, como compressor de ar e bomba hidráulica, são alimentadas pelo motor elétrico.

O sistema híbrido atenua não somente as emissões de CO2 (gás carbônico, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa), mas também as de NOx (óxidos de nitrogênio, responsável por alergias e ardência nos olhos, por exemplo) e de materiais particulados.

Fonte: EMDEC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960