Pesquisa realizada pela empresa Futura, especialista em estudos técnicos e levantamentos estatísticos, ouviu 805 pessoas entre os dias 10 e 13 de maio de 2011, sobre qual sistema de transporte a população gostaria que fosse adotado para entrar em operação antes da Copa de 2014. O resultado foi que 69,8% da população prefere o Bus Rapid Transit (BRT) como modelo de transporte ideal para Salvador.
O levantamento encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) levou em conta os dois principais modelos de modais apresentados na Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) do governo do estado: BRT e Metrô. O primeiro teve 40 pontos percentuais a mais que o segundo colocado. O metrô teve a preferência de 29,1% dos entrevistados. O índice dos quem não quiseram responder a pesquisa ou não souberam opinar ficou em 0,6%. Outros 0,5% disseram que gostariam de outros modelos.
Os dados da Futura mostram também que 90,9% não saberiam detalhar tecnicamente o sistema do BRT. Outros 8,7% afirmaram conhecer o uso de grandes ônibus articulados, que circulam em vias próprias.
Em relação aos tópicos comparados, o BRT levou vantagem entre ótimo e bom.
O levantamento encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) levou em conta os dois principais modelos de modais apresentados na Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) do governo do estado: BRT e Metrô. O primeiro teve 40 pontos percentuais a mais que o segundo colocado. O metrô teve a preferência de 29,1% dos entrevistados. O índice dos quem não quiseram responder a pesquisa ou não souberam opinar ficou em 0,6%. Outros 0,5% disseram que gostariam de outros modelos.
Os dados da Futura mostram também que 90,9% não saberiam detalhar tecnicamente o sistema do BRT. Outros 8,7% afirmaram conhecer o uso de grandes ônibus articulados, que circulam em vias próprias.
Em relação aos tópicos comparados, o BRT levou vantagem entre ótimo e bom.
Os principais itens da pesquisa foram: segurança do usuário (88% para BRT e 56% para o metrô), tempo de viagem (75,7% a 53,5%), prazo final para construção do projeto (51,1% a 17,2%) e quantidade e espaçamento dos pontos de embarque (68,8% a 56,7%).
Segundo os técnicos, a baixa confiabilidade da população no sistema de trilhos pode ser explicada devido a não conclusão do metrô de Salvador.
Fonte: Notícia Capital
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