Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

BRT é o sistema preferido pela população de Salvador

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pesquisa realizada pela empresa Futura, especialista em estudos técnicos e levantamentos estatísticos, ouviu 805 pessoas entre os dias 10 e 13 de maio de 2011, sobre qual sistema de transporte a população gostaria que fosse adotado para entrar em operação antes da Copa de 2014. O resultado foi que 69,8% da população prefere o Bus Rapid Transit (BRT) como modelo de transporte ideal para Salvador.

O levantamento encomendado pelo Sindicato  das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) levou em conta os dois principais modelos de modais apresentados na Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) do governo do estado: BRT e Metrô. O primeiro teve 40 pontos percentuais a mais que o segundo colocado. O metrô teve a preferência de 29,1% dos entrevistados. O índice dos quem não quiseram responder a pesquisa ou não souberam opinar ficou em 0,6%. Outros 0,5% disseram que gostariam de outros modelos.

Os dados da Futura mostram também que 90,9% não saberiam detalhar tecnicamente o sistema do BRT. Outros 8,7% afirmaram conhecer o uso de grandes ônibus articulados, que circulam em vias próprias.

Em relação aos tópicos comparados, o BRT levou vantagem entre ótimo e bom.

Os principais itens da pesquisa foram: segurança do usuário (88% para BRT e 56% para o metrô), tempo de viagem (75,7% a 53,5%), prazo final para construção do projeto (51,1% a 17,2%) e quantidade e espaçamento dos pontos de embarque (68,8% a 56,7%).

Segundo os técnicos, a baixa confiabilidade da população no sistema de trilhos pode ser explicada devido a não conclusão do metrô de Salvador.





0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960