Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

No Recife, Usuários reclamam da superlotação dos ônibus que passam pela avenida Norte

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A avenida Norte, uma das principais do Recife, atravessa a cidade do Centro até a BR-101, passando por diversos bairros, muitos deles muito populosos. A via é fundamental para o bom funcionamento do transporte público, mas os moradores da Zona Norte da capital se queixam da superlotação dos ônibus e das longas viagens, muitas vezes feitas de pé.

O movimento mais intenso começa pouco depois das 6h, com as paradas de ônibus enchendo e esvaziando rapidamente, à medida que os coletivos mais procurados passam. Essa rotina vai até as 7h30, aproximadamente.

A superlotação se repete todo dia e há casos em que as pessoas ficam coladas ao pára-brisa. É preciso estar preparado para a batalha no transporte antes de chegar ao trabalho. “Os lugares da frente, que são reservados para deficientes e idosos, às vezes estão até piores do que a parte de trás de ônibus”, afirma a faturista Ana Paula Amorim.

A quantidade de ônibus que passa é grande, das mais variadas linhas. Normalmente, eles circulam em velocidade reduzida, porque o engarrafamento na avenida de manhã não permite que seja diferente. A reportagem subiu num veículo que fazia a linha Córrego do Inácio e conversou com o motorista Paulo Batista da Silva. “No horário de pico é sempre lotado, a gente nunca consegue chegar no horário para a outra viagem, ainda mais com o engarrafamento”, aponta.

Conseguir um lugar para sentar é sorte grande. Quem consegue segura bolsas e pacotes dos passageiros que estão em volta, de pé, na solidariedade de quem sabe o que é passar por aquilo. No mais, paciência e resistência física são ‘qualidades’ exigidas por quem precisa do transporte público. “É muito complicado e a gente chega e não tem como passar para trás, porque fica todo mundo apertado aqui na frente”, conta o estudante Anderson Falcão.

O Grande Recife Consórcio de Transporte afirma que 21 linhas de ônibus passam todo dia pela avenida Norte. A linha Vasco da Gama - Afogados está programada para fazer 68 viagens por dia, com um intervalo médio de 13 minutos nos horários de pico. O Consórcio se comprometeu a avaliar se o intervalo programado para esta linha está sendo cumprido para, então, colocar mais ônibus. O Grande Recife pede que os passageiros de outras linhas liguem para informar sobre irregularidades, como atrasos e superlotação, pelo telefone 0800.081.0158. A ligação é de graça.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960