Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Curitiba, População de Colombo quer integração do transporte coletivo

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um manifesto na Rodovia da Uva, em Colombo, foi realizado na manhã desta quarta-feira (25), para reivindicar a integração das linhas de ônibus do terminal Roça Grande, em Colombo, e o terminal do Santa Cândida, em Curitiba.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Jardim Osasco e Região (Amjo), Elton Lucas Dognini, o manifesto tem o objetivo de mobilizar as autoridades e tornar público que é viável a integração do transporte coletivo. “O dinheiro para custear as obras já existem desde 2009 quando aumentaram a passagem para R$2,20”, garante ele.
Dognini contou que foi realizada uma reunião com a URBS há 20 dias, onde representantes do órgão alegaram falta de verbas para a realização das obras de ampliação do terminal do Santa Cândida – ponto para a integração dos municípios – para suportar um fluxo maior de veículos e pessoas.
O construtor civil, Luis Granemann, diz que por causa da falta de integração ele, a esposa e o filho pagam cada um, quatro passagens por dia. “Gastamos mais de R$ 600,00 em transporte coletivo todo mês”, revolta-se ele.
O diretor de transportes da URBS, Lubomir Ficinski, afirmou que para fazer a integração dos terminais é necessário que a prefeitura de Colombo equipare o valor da tarifa do ônibus com a tarifa de Curitiba para que haja um acordo. “A passagem é R$ 0,30 mais barata em relação à capital”.
Ficinski conta que sem o reajuste, para a integração dos terminais, a prefeitura de Curitiba precisaria investir R$ 300 mil por mês. “Se não houver um reajuste na tarifa de Colombo ou o governo não subsidiar esta diferença não é possível custear”.
Segundo Ficinski, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) é que vai decidir sobre a situação do transporte coletivo em Colombo.
A manifestação durou aproximadamente três horas, cerca de 25 pessoas bloquearam parcialmente a rodovia com faixas para mobilizar a população local.



1 comentários:

Olá, meu nome é Elton Lucas Dognini, quero fazer uma correção: eu afirmo que os aumentos da passagem em Colombo podem ser usados como fonte de custeio para a integração, para pagar os 300 mil mensais que a URBS alega necessitar para suprir a defasagem de arrecadação referente aos passageiros que deixarão de pagar duas passagens. Eu não afirmei que estes aumentos pagam as obras nos terminais.
Mais um fato importante: nós ficamos quase 2 anos pagando a mesma passagem da Rede Integrada, 2,20, desde a inauguração do Terminal Roça Grande. Antes dele ser inaugurado a maioria dos ônibus custava 1,80, então o diretor de transportes da URBS, Lubomir Ficinski, deve recordar que nós já equiparamos estes valores em 25 de julho de 2009, e ficamos estes 2 anos sem integração pagando o mesmo preço de Curitiba, até o último aumento, que deve ocorrer aqui, mas desta vez, por favor, com integração.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960