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BRS é uma nova solução para agilizar o transporte público no Rio de Janeiro

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Rio de Janeiro está experimentando um novo sistema de tráfego para reduzir o tempo das viagens de ônibus no município. Como a cidade não comporta sistema como o BRT – Bus Rapid Transit – o governo local optou por uma saída mais simples, o BRS – Bus Rapid Service.
Como o BRT utiliza vias expressas exclusivas para ônibus articulados e bi articulados, podendo os mesmos até realizarem ultrapassagens sem necessitar invadir as pistas do tráfego normal, é o sistema preferido por algumas importantes capitais da América Latina.
Com a via segregada, os veículos do BRT circulam livremente e transportam muito mais pessoas, que são concentradas em estações fechadas com piso alto e portas automáticas para maior segurança.
No Rio, no entanto, não há muito espaço para o BRT, sendo então preferido um sistema que utiliza a própria via de tráfego comum. As faixas exclusivas são iguais aos de outras cidades brasileiras, proibindo os motoristas de utilizarem a mesma sob pena de multa.
Dentro do conceito BRS, câmeras de vídeo são instaladas ao longo da via para identificar os veículos que nela adentrarem. Não há proibição para outros veículos rodaram na faixa, desde que estejam entrando ou saindo de vagas de estacionamento ou garagem, além de virar na transversal para acessar outra rua. Mesmo assim, os veículos comuns não podem rodar mais do que uma quadra, sob pena de multa.
O sistema já dá alguns resultados na cidade. Na Avenida Nossa Senhora de Copacabana o tempo de viagem dos ônibus foi reduzido de 40 minutos para apenas 15 minutos. Os carros perderam em média apenas 2 minutos com a faixa exclusiva do BRS. Outro detalhe do conceito é que os ônibus não precisam de nenhuma adaptação, utilizando escadas comuns e cobrança interna de tarifa.


Fontes: Globo/CBN/Veja Rio

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