Como o BRT utiliza vias expressas exclusivas para ônibus articulados e bi articulados, podendo os mesmos até realizarem ultrapassagens sem necessitar invadir as pistas do tráfego normal, é o sistema preferido por algumas importantes capitais da América Latina.
Dentro do conceito BRS, câmeras de vídeo são instaladas ao longo da via para identificar os veículos que nela adentrarem. Não há proibição para outros veículos rodaram na faixa, desde que estejam entrando ou saindo de vagas de estacionamento ou garagem, além de virar na transversal para acessar outra rua. Mesmo assim, os veículos comuns não podem rodar mais do que uma quadra, sob pena de multa.
O sistema já dá alguns resultados na cidade. Na Avenida Nossa Senhora de Copacabana o tempo de viagem dos ônibus foi reduzido de 40 minutos para apenas 15 minutos. Os carros perderam em média apenas 2 minutos com a faixa exclusiva do BRS. Outro detalhe do conceito é que os ônibus não precisam de nenhuma adaptação, utilizando escadas comuns e cobrança interna de tarifa.
Fontes: Globo/CBN/Veja Rio
0 comentários:
Postar um comentário