Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Manaus deveria investir em ciclovias

sábado, 30 de abril de 2011

Mobilidade urbana é um tema essencial na preparação das cidades sede para a Copa de 2014. Manaus será a porta de entrada da Amazônia, mas seu sistema viário precisa de mudanças estruturais urgentes. A cidade vive um momento preocupante, com congestionamentos frequentes, ônibus transbordando passageiros e em péssimas condições de manutenção. Uma alternativa eficiente e barata que pode contribuir para deixar o ambiente urbano mais sustentável é o uso da bicicleta como meio de transporte.

A bicicleta pode exercer um papel essencial para melhorar a mobilidade urbana, pois ocupa pouco espaço, não polui e é muito eficiente em deslocamentos curtos de até 15 km, contribuindo para reduzir o número de carros nas ruas e para desafogar a superlotação do transporte coletivo. Entretanto, como as condições atuais de circulação nas avenidas são muito perigosas, é imprescindível que governantes invistam em uma rede de ciclovias que garanta segurança e conforto aos seus usuários. Segundo Guilherme Borlido Silva, morador do bairro Flores, “infelizmente a única coisa que não nos permite usufruir mais de nossas bicicletas é o trânsito. Motoristas não respeitam ciclistas e não entendem que bicicleta também é um meio de transporte”.

Para defender e incentivar o uso da bicicleta na cidade, em 2010 nasceu o movimento Pedala Manaus, idealizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam). A ideia é agregar interessados e buscar o aproveitamento de recursos associados com a Copa para deixar benefícios permanentes na cidade. O movimento, que organiza pedaladas semanais, elaborou uma proposta a convite da própria prefeitura para planejar um sistema cicloviário. Ela contempla o diagnóstico dos ciclistas na cidade, o planejamento de rotas e a elaboração de um plano básico que interligará vários bairros com dezenas de quilômetros de ciclovias arborizadas. Segundo Fabrício Lima, Secretário Municipal de Desporto, Lazer e Juventude, a proposta está aprovada, embora os recursos ainda não tenham sido repassados ao Idesam.

A bicicleta não deve ser encarada de forma isolada. “Ciclovias podem apresentar-se como uma solução de curto a médio prazo, mas não se trata de uma solução única. Deve ser aliada a outras, como a melhoria do transporte coletivo integrado com a bicicleta”, ressalta Tahisa Kuck, arquiteta e urbanista que participou da elaboração da proposta. Será que os governantes perceberão a tempo que priorizar a bicicleta como meio de transporte em Manaus é um caminho óbvio para agregar sustentabilidade e qualidade de vida a seus cidadãos e visitantes? Se depender dos ativistas do Pedala Manaus, para garantir que a mensagem seja dita, a sociedade não vai esperar sentada, mas nas ruas da cidade – e pedalando.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960