No próximo fim de semana, a prefeitura deve começar a colocar em prática mais uma mudança que vai mexer com o trânsito no centro da cidade. Um corredor de ônibus será implantado ao longo da Avenida Rio Branco, a partir da Rua Vale Machado, no sentido bairro-Centro. Paralelamente, outras alterações passarão a valer na avenida, como a proibição de conversões à esquerda em três cruzamentos. A troca nos locais de estacionamento de carros-fortes também está sendo estudada.
A Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana ainda não definiu se a pista será exclusiva ou preferencial para o transporte coletivo. De qualquer forma, a área será separada das demais por tachões.
A sinalização será realizada em duas ou três etapas e deve começar no domingo, no primeiro trecho, entre a Vale Machado e a Silva Jardim. Será feita a pintura em tinta branca no asfalto, indicando o trânsito de ônibus e a velocidade máxima permitida de 30 km/h. A cor amarela será usada nas saídas de garagens (as chamadas “áreas de conflito”), onde não será permitida a parada dos veículos. Se houver tempo, ainda no domingo será feita a sinalização no trecho entre a Silva Jardim e a Rua dos Andradas. A terceira etapa entre Andradas e Venâncio Aires só será implantada após a conclusão da obra de revitalização do canteiro central, em andamento no local.
No entroncamento da avenida com a Andradas, a prefeitura colocará uma sinaleira exclusiva para ônibus. A expectativa é que isso ocorra também no domingo. O corredor será diferente do existente na Rua do Acampamento, que é de concreto. Segundo o secretário da pasta, Marcelo Bisogno, o asfalto na Rio Branco é bom é não precisará ser recuperado. O que está previsto para o futuro, conforme Bisogno, é a pintura total do corredor de ônibus (incluindo o da Acampamento) na cor vermelha. A tinta deve ser encomendada. A chegada está prevista para daqui a três meses, quando a pintura deve ser executada.
Conversões – Na prática, a criação do corredor de ônibus pretende organizar o fluxo na via histórica, mas não interferirá muito na vida dos motoristas de veículos menores que trafegam pelo local. Porém, outra medida que será implantada paralelamente vai mudar a rotina de quem transita pela avenida: serão proibidas as conversões à esquerda em três cruzamentos (veja mapa). Com isso, os condutores terão de mudar trajetos e percorrer caminhos alternativos para acessar algumas ruas.
A secretaria estuda ainda outra mudança: o reposicionamento dos locais de parada de carros-fortes ao longo da avenida. A ideia, de acordo com Bisogno, é que os veículos estacionem junto ao canteiro central da Rio Branco.
Fonte: Diário de Santa Catarina
A Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana ainda não definiu se a pista será exclusiva ou preferencial para o transporte coletivo. De qualquer forma, a área será separada das demais por tachões.
A sinalização será realizada em duas ou três etapas e deve começar no domingo, no primeiro trecho, entre a Vale Machado e a Silva Jardim. Será feita a pintura em tinta branca no asfalto, indicando o trânsito de ônibus e a velocidade máxima permitida de 30 km/h. A cor amarela será usada nas saídas de garagens (as chamadas “áreas de conflito”), onde não será permitida a parada dos veículos. Se houver tempo, ainda no domingo será feita a sinalização no trecho entre a Silva Jardim e a Rua dos Andradas. A terceira etapa entre Andradas e Venâncio Aires só será implantada após a conclusão da obra de revitalização do canteiro central, em andamento no local.
No entroncamento da avenida com a Andradas, a prefeitura colocará uma sinaleira exclusiva para ônibus. A expectativa é que isso ocorra também no domingo. O corredor será diferente do existente na Rua do Acampamento, que é de concreto. Segundo o secretário da pasta, Marcelo Bisogno, o asfalto na Rio Branco é bom é não precisará ser recuperado. O que está previsto para o futuro, conforme Bisogno, é a pintura total do corredor de ônibus (incluindo o da Acampamento) na cor vermelha. A tinta deve ser encomendada. A chegada está prevista para daqui a três meses, quando a pintura deve ser executada.
Conversões – Na prática, a criação do corredor de ônibus pretende organizar o fluxo na via histórica, mas não interferirá muito na vida dos motoristas de veículos menores que trafegam pelo local. Porém, outra medida que será implantada paralelamente vai mudar a rotina de quem transita pela avenida: serão proibidas as conversões à esquerda em três cruzamentos (veja mapa). Com isso, os condutores terão de mudar trajetos e percorrer caminhos alternativos para acessar algumas ruas.
A secretaria estuda ainda outra mudança: o reposicionamento dos locais de parada de carros-fortes ao longo da avenida. A ideia, de acordo com Bisogno, é que os veículos estacionem junto ao canteiro central da Rio Branco.
Fonte: Diário de Santa Catarina
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