Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Florianópolis, Avenida Rio Branco terá um corredor de ônibus

domingo, 3 de abril de 2011

No próximo fim de semana, a prefeitura deve começar a colocar em prática mais uma mudança que vai mexer com o trânsito no centro da cidade. Um corredor de ônibus será implantado ao longo da Avenida Rio Branco, a partir da Rua Vale Machado, no sentido bairro-Centro. Paralelamente, outras alterações passarão a valer na avenida, como a proibição de conversões à esquerda em três cruzamentos. A troca nos locais de estacionamento de carros-fortes também está sendo estudada.

A Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana ainda não definiu se a pista será exclusiva ou preferencial para o transporte coletivo. De qualquer forma, a área será separada das demais por tachões.

A sinalização será realizada em duas ou três etapas e deve começar no domingo, no primeiro trecho, entre a Vale Machado e a Silva Jardim. Será feita a pintura em tinta branca no asfalto, indicando o trânsito de ônibus e a velocidade máxima permitida de 30 km/h. A cor amarela será usada nas saídas de garagens (as chamadas “áreas de conflito”), onde não será permitida a parada dos veículos. Se houver tempo, ainda no domingo será feita a sinalização no trecho entre a Silva Jardim e a Rua dos Andradas. A terceira etapa entre Andradas e Venâncio Aires só será implantada após a conclusão da obra de revitalização do canteiro central, em andamento no local.

No entroncamento da avenida com a Andradas, a prefeitura colocará uma sinaleira exclusiva para ônibus. A expectativa é que isso ocorra também no domingo. O corredor será diferente do existente na Rua do Acampamento, que é de concreto. Segundo o secretário da pasta, Marcelo Bisogno, o asfalto na Rio Branco é bom é não precisará ser recuperado. O que está previsto para o futuro, conforme Bisogno, é a pintura total do corredor de ônibus (incluindo o da Acampamento) na cor vermelha. A tinta deve ser encomendada. A chegada está prevista para daqui a três meses, quando a pintura deve ser executada.

Conversões – Na prática, a criação do corredor de ônibus pretende organizar o fluxo na via histórica, mas não interferirá muito na vida dos motoristas de veículos menores que trafegam pelo local. Porém, outra medida que será implantada paralelamente vai mudar a rotina de quem transita pela avenida: serão proibidas as conversões à esquerda em três cruzamentos (veja mapa). Com isso, os condutores terão de mudar trajetos e percorrer caminhos alternativos para acessar algumas ruas.

A secretaria estuda ainda outra mudança: o reposicionamento dos locais de parada de carros-fortes ao longo da avenida. A ideia, de acordo com Bisogno, é que os veículos estacionem junto ao canteiro central da Rio Branco.

Fonte: Diário de Santa Catarina

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960