Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Metrô de Teresina deverá transportar 40 mil pessoas por dia

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Idealizado pelo engenheiro Alberto Silva, o Trem de Prata passa pelos últimos reparos. O Governo do Estado, através da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), vai entregar o veículo para a população na primeira quinzena de março.
O trem é moderno, possui sistema de ar-condicionado reforçado para o calor de Teresina, motor Scania, frente nova de aço, paineis e janelas com maior resistência a degradações e revestimento em alumínio composto, câmeras e sistema de som.
Responsável pela empresa que faz a reforma dos trens da CMTP, o engenheiro Mário Brígido explica que a durabilidade do trem representa uma vantagem econômica na manutenção e na reforma dos trens e dos vagões. “Você tem hoje uma restauração e esse conjunto de trens custou quase o preço de um trem novo, um pequeno trem de duas unidades, uma restauração totalmente voltada para a adequação existente na praça, tanto em termo de mão de obra que foi treinada aqui mesmo como em termo de peças de reposição, a grande maioria das peças que foram colocadas aqui foram pensadas em durabilidades”, disse Brígido.
A previsão da CMTP é de que o Metrô de Teresina possa transportar mais de 40 mil passageiros por dia com os 4 veículos em pleno funcionamento. O número equivale ao transporte feito por 50 ônibus coletivos, o custo também é menor, enquanto no ônibus o valor cobrado na passagem é de R$ 1,90 no metrô é R$ 0,50.
Com apenas um trem em funcionamento, de 6 horas às 20 horas, o Metrô de Teresina transporta 15 mil pessoas por dia. Para o diretor da CMTP, Marcos Silva, quando o projeto de estruturação do transporte ferroviário estiver pronto, o trânsito e o transporte público na capital vão mudar. “Estamos com recursos garantidos para novas estações e nas que já existem estamos fazendo manutenções, vamos adaptá-las para receber dois trens ao mesmo tempo e quando tudo estiver pronto o sistema será o mais eficaz da capital, descongestionaremos o trânsito, será uma nova realidade para nossa população”.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960