Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Trens do Metrô de Fortaleza passam por testes estáticos

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) que vão operar na Linha Sul do Metrô de Fortaleza já estão passando por testes estáticos no Centro de Manutenção, em Pacatuba. Estão sendo avaliados todos os sistemas, tais como de ar-condicionado, elétricos, de iluminação, de fechamento e abertura de portas.

Até o fim de março, um trecho de dois quilômetros entre as estações Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú) e Raquel de Queiroz (Pajuçara) deve ser eletrificado para que sejam iniciados os testes com o trem em movimento. O Metrô deve entrar em operação até o fim de 2011. 

Os dois equipamentos que estão no Centro de Manutenção fazem parte de um conjunto de 20 trens, que formarão 10 composições de 80 metros, cada. Cada composição é formada por três carros: duas caixas com cabine nas extremidades (o que permite que o trem ande nas duas direções sem precisar fazer retorno) e uma caixa só para passageiro no centro. O valor investido pelo Governo do Estado na aquisição dos trens foi de R$ 240 milhões.

Os trens são movidos à tração elétrica. Cada composição de 80 metros tem capacidade de transporte de até 900 passageiros. O equipamento possui assentos acolchoados, bagageiro, sistema de ar-condicionado e são dotados de comunicação sonora e visual para orientação dos usuários. Durante o trajeto, o veículo poderá atingir até 80 km/h.

O novo meio de transporte tem também câmeras internas e externas, que contribuem para a segurança dos usuários. O condutor poderá, por exemplo, saber se todos os passageiros já entraram para poder seguir viagem. O equipamento também atende às normas de acessibilidade. As portas do trem são largas, garantindo a entrada de cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, e possuem sensor para orientar pessoas com deficiência visual. Nas composições, há assentos com cinto de segurança destinados exclusivamente a cadeirantes.

Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a integração plena entre os modais de transporte, terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa. A projeção é que em 2014 sejam beneficiados 675 mil passageiros.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960