Os passageiros que quiserem utilizar os ônibus municipais de São Paulo pelo valor atual das passagens, de R$ 2,70, deverão recarregar o bilhete único até amanhã (4). Quem deixar para o dia seguinte pagará o valor que entrará em vigor --R$ 3.
Segundo a SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo), o valor máximo a ser carregado no bilhete único é de R$ 200. Se a quantia for creditada antes do reajuste, ela poderá ser utilizada de acordo com o preço antigo das passagens até o término do valor. Não existe um prazo para a validade do crédito.
O reajuste das passagens de ônibus foi confirmado na última terça-feira (28) pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM). Com o novo valor, a tarifa ficou 11% mais cara. Para efeito de comparação, a inflação neste ano na cidade foi de 5,83%, segundo cálculo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Segundo a SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo), o valor máximo a ser carregado no bilhete único é de R$ 200. Se a quantia for creditada antes do reajuste, ela poderá ser utilizada de acordo com o preço antigo das passagens até o término do valor. Não existe um prazo para a validade do crédito.
O reajuste das passagens de ônibus foi confirmado na última terça-feira (28) pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM). Com o novo valor, a tarifa ficou 11% mais cara. Para efeito de comparação, a inflação neste ano na cidade foi de 5,83%, segundo cálculo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A tarifa de ônibus é definida a partir do custo do sistema. Uma planilha de custos entregue pelas empresas é analisada por técnicos da prefeitura, que apontam quanto custa manter o funcionamento do sistema. A partir daí, a tarifa ideal é calculada, com base no número de passageiros.
A partir do valor da tarifa ideal, a prefeitura calcula quanto será bancado pelo Orçamento municipal. Neste ano, por exemplo, foram gastos R$ 600 milhões de subsídio. Para 2011, estão previstos R$ 743 milhões.
O custo do sistema tem de ser equivalente à soma de tudo o que é arrecado com tarifas e com os subsídios pagos pela prefeitura.
Fonte: Bol Notícias
A partir do valor da tarifa ideal, a prefeitura calcula quanto será bancado pelo Orçamento municipal. Neste ano, por exemplo, foram gastos R$ 600 milhões de subsídio. Para 2011, estão previstos R$ 743 milhões.
O custo do sistema tem de ser equivalente à soma de tudo o que é arrecado com tarifas e com os subsídios pagos pela prefeitura.
Fonte: Bol Notícias
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