O Bilhete Único de Guarulhos, lançado no final do ano passado, entrou em operação de integração no sistema de transporte coletivo municipal. A previsão é que 450 mil passageiros sejam beneficiados, diariamente, pela iniciativa.
Com isso, as pessoas poderão usar quantas conduções forem necessárias em suas viagens, o que resultará em economia de tempo e de dinheiro. A integração será válida pelo período de duas horas, contada a partir do momento em que se passar o cartão pelo aparelho de leitura eletrônica do primeiro veículo. Além disso, o embarque nos veículos da frota municipal poderá ser realizado em qualquer ponto da cidade (pontos de parada, estações de transferência e terminais urbanos).
Não há obrigatoriedade para aquisição do Bilhete Único de Guarulhos. A tarifa pode ser paga com dinheiro. Porém, se o passageiro utilizar outra linha municipal, haverá a cobrança de nova passagem. O funcionamento do sistema é simples: basta aproximar o Bilhete Único com créditos do validador e a catraca será liberada. Os cartões atuais (Guarupasse) continuam válidos, mas como eles não são cadastrados, será preciso entrar em contato com a Central do Bilhete Único e solicitar o cadastramento. Ao fazer isso, será fornecido crédito de R$ 5 na aquisição do cartão. Dessa forma, evita-se prejuízo em caso de perda desse cartão.
Como o Bilhete Único de Guarulhos ainda não permite acesso às linhas intermunicipais, quem precisar se deslocar para outro município terá de pagar a tarifa separadamente. “Esse tipo de integração depende de uma decisão do Governo do Estado. Da nossa parte, estamos preparados para a operação, já que temos, inclusive, tratado disso com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos)”, afirma o secretário.
ACESSIBILIDADE – A implantação do Bilhete Único de Guarulhos conta ainda com 558 ônibus e 301 micro-ônibus, todos movidos a biodiesel e devidamente equipados para permitir o acesso de pessoas portadoras de deficiência física. A previsão é que em fevereiro 90% dos ônibus em circulação já permitam o acesso adequado desse público. Todos os veículos que compõem a frota municipal terão de estar devidamente adaptados até o final de 2011. “Dessa forma, Guarulhos terá uma das frotas de ônibus mais novas em operação no país, com 100% de acessibilidade”, diz José Evaldo Gonçalo.
Com o início da integração, todas as atuais linhas do transporte coletivo tiveram seus números modificados. Algumas permanecem com o mesmo nome e há ainda a criação de novos itinerários. Para informar a população a respeito dessas mudanças, equipes da Secretaria de Transportes e Trânsito, espalhadas por diversas regiões da cidade, estão orientando os passageiros e distribuindo folhetos e cartilhas. Há cartazes afixados no interior dos próprios ônibus com informações sobre o processo de reestruturação do sistema de transporte. Está prevista ainda, em breve, uma ampla campanha de divulgação relacionada ao funcionamento do novo modelo de transporte coletivo da cidade.
CARTÃO GRATUITO – As pessoas que usam o sistema de transporte coletivo municipal têm à sua disposição seis modelos de cartões: Bilhete Único Cidadão (utilizado por qualquer pessoa), Bilhete Único Escolar (para uso de estudantes e professores), Bilhete Único Vale-Transporte (para empregados), Bilhete Único Sênior (para idosos a partir de 60 anos), Bilhete Único Gratuidade (para pensionistas e aposentados) e Bilhete Único Especial (para portadores de deficiência).
A primeira via do Bilhete Único Cidadão, que pode ser usado por qualquer pessoa, é gratuita. Foram produzidos, inicialmente, 30 mil unidades desse cartão, que pode ser adquirido em 40 pontos de venda espalhados pela cidade e nos próprios ônibus nesta primeira semana. Para utilizá-lo, será preciso carregar, no ato de aquisição, o valor mínimo de duas tarifas municipais (R$ 5,80). A segunda via do cartão terá um custo equivalente a oito passagens, que não será revertido em créditos para uso.
A Prefeitura está realizando gestão junto à Caixa Econômica Federal para que as casas lotéricas passem a fazer a recarga do novo cartão, assim como as redes de farmácia. Mais informações sobre o Bilhete Único de Guarulhos, como os pontos de venda existentes, podem ser obtidas na Central do Bilhete Único (0800 559499) ou no site www.guarulhos.sp.gov.br/bilheteunico.
De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, a Prefeitura respeita a decisão da Justiça em relação às liminares concedidas aos profissionais que atuavam no sistema de transporte e que não conseguiram passar no processo seletivo do novo modelo. “Garantimos que todas as decisões judiciais serão devidamente cumpridas”, assegura.
Fonte: Pref. de Guarulhos
0 comentários:
Postar um comentário