Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em Campinas, Ciclofaixa funciona a partir deste domingo

sábado, 22 de janeiro de 2011

A ciclofaixa de 18 quilômetros que interliga o Largo do Rosário, no Centro de Campinas, e a Lagoa do Taquaral, será inaugurada neste domingo (21) e vai funcionar das 7h às 13h. Ao longo da Avenida Francisco Glicério, no trecho entre o Largo do Rosário até o Largo do Pará, a secretaria de Esportes e Lazer vai desenvolver atividades recreativas para as pessoas que circularem pelo local.
Veja o percurso no vídeo ao lado
Os primeiros domingos de funcionamento do espaço serão acompanhados por 70 agentes da Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), para orientar motoristas e ciclistas. A operação da ciclofaixa também contará com o apoio da Guarda Municipal (GM) com 25 novas bicicletas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O trajeto é formado por grandes retas, que privilegiam o uso da bicicleta. A faixa está sinalizada em vermelho nas ruas. A Empresa municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que, na maior parte do percurso, os ciclistas deverão circular à esquerda, junto ao canteiro central das vias. A ciclofaixa será protegia por 2,7 mil cones e 400 cavaletes ao longo do trecho de 18 Km.
A faixa funcionará exclusivamente aos domingos e feriados. Os primeiros domingos de funcionamento do espaço serão acompanhados por 70 agentes da Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), para orientar motoristas e ciclistas. A operação da ciclofaixa também contará com o apoio da Guarda Municipal (GM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O trânsito de veículos, pontos de táxi e ônibus serão alterados para garantir a segurança dos ciclistas.

Transporte
A implantação da Ciclofaixa “Campinas-Cidadania em movimento”, vai alterar as linhas de ônibus na Avenida Francisco Glicério.
Aos domingos e feriados, entre 7h e 13h, as linhas 2.65, 2.71, 3.63, 3.64,3.68,3.81,3.83,3.85,3.91 e 3.97 terão seus pontos de parada alterados para a pista interna da Avenida Senador Saraiva, perto do cruzamento com a Rua Treze de Maio.
Igreja e Táxi
A Ciclofaixa também vai alterar a circulação de carros e estacionamento na Avenida Francisco Glicério, pra vagas de farmácia, hotéis, pontos de táxi e à Catedral Metropolitana.A Emdec informou que cartazes na Catedral informam que o acesso ao tempo católico será feito exclusivamente pelas ruas José Paulino e Costa Aguiar.
Em relação aos pontos de táxi, três deles terão mudanças na operação aos domingos. O ponto da Avenida Francisco Glicério que será remanejado para a Rua Conceição ( no trecho entre a Avenida Francisco Glicério e Rua Barão de Jaguara); o ponto do Largo do Pará, que vai ser levado para a Avenida Aquidaban, próximo à Banca de Jornal; e o ponto da Avenida Doutor Campos Salles, próximo ao Palácio da Justiça, de onde os taxistas deverão sair no contra-fluxo por conta do fechamento da Glicério.Durante o horário de funcionamento da Ciclofaixa, será proibido o estacionamento de carros na Avenida Francisco Glicério, mesmo em vagas de farmácia, hotéis e outras, no trecho entre a Rua General Osório até a Avenida Aquidaban.
Pontos da Ciclofaixa- Av. Francisco Glicério X Av. Dr. Campos Salles - Palácio da Justiça
- Av. Francisco Glicério C Rua Conceição (em frente à Catedral Metropolitana)
- Av. Francisco Glicério X Av. Dr. Moraes Salles
- Av. Francisco Glicério X Largo do Pará
- Av. Dr. Moraes Salles sobre o Viaduto São Paulo (conhecido como Laurão)
- Av. José de Souza Campos X Rua Coronel Silva Telles (próximo ao Carrefour bairro)
- Av. José de Souza Campos X Av. Orosimbo Maia
- Av. Júlio Prestes (Balão do Bela Vista)
- Praça Arautos da Paz
- Rodovia Heitor Penteado (portão 07)
Dicas de Segurança
Ao usar o espaço da ciclofaixa, algumas regras devem ser seguidas para ampliar a segurança de todos que compartilham esse espaço (outros ciclistas, pedestres e também motoristas).
Confira as principais orientações para os ciclistas:
 
Fonte: EPTV Campinas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960