Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Transporte coletivo de Maringá perdeu um milhão de passageiros em cinco anos

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O transporte coletivo está perdendo demanda em Maringá. Foi o que revelou estudo apresentado na tarde desta segunda-feira (13) durante audiência pública sobre o serviço. Segundo a empresa de consultoria Logitrans, a projeção é de que sejam atendidos 33 milhões de passageiros até o final deste ano, cerca de um milhão a menos do que em 2005.
Segundo o diretor de operações da Logitrans, Antônio Carlos Marchezetti, o número de passageiros está diminuindo enquanto a quilometragem rodada pelos ônibus aumenta. “Isso quer dizer que a cidade está crescendo e o transporte coletivo perdendo demanda”, afirmou para o site da prefeitura.
Para melhorar o serviço, a prefeitura de Maringá está recolhendo sugestões para um novo modelo a ser adotado no município. Parte das sugestões foi apresentada durante a audiência desta segunda, no Auditório Hélio

Moreira. Outras informações foram obtidas pela pesquisa realizada com 16.922 usuários do transporte coletivo. Vamos avaliar tudo o que foi proposto durante a audiência pública e também pelo site. Tudo o que for viável será incluído na licitação”, explicou o gerente de transporte coletivo do município Mauro Menegazzo.

Entre as reivindicações apresentadas estão as do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Maringá (Sinttromar), que quer participar do processo sobre a licitação do transporte coletivo. Uma dos pedidos é garantir, independente de quem vencerá a licitação, o emprego dos funcionários que atualmente trabalham para a TCCC. “Seja qual forem os vencedores, deverá ser respeitado o acordo coletivo vigente”, afirmou o presidente do sindicato, Ronaldo José da Silva.

Principal reclamação dos passageiros
A maior reclamação dos passageiros é o tempo de espera, que pode ultrapassar 30 minutos. “Percebemos que as viagens são longas e as linhas podem ser melhores distribuídas, inclusive muitos itinerários não precisam passar pelo terminal urbano. Por isso, uma das propostas no estudo básico é buscar alternativas que evitem o transbordo no terminal, redesenhando as linhas já que atualmente algumas estão muito cheias e outras quase desaparecendo”, explicou Marchezetti.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960