A Ponte Salvador-Itaparica já pode deixar de ser um sonho. Foram entregues nesta sexta-feira (10), na Secretaria do Planejamento (Seplan), os estudos preliminares de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica para a estruturação de projeto de construção e concessão do Sistema Viário Oeste, que também inclui a ponde de ligação entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica.
As propostas foram entregues pelos consórcios Planos Engenharia/Queiroz Galvão/CS Participações e Odebrecht/OAS/Camargo Corrêa, que atenderam à Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), publicada pela Seplan no início do ano.
O próximo passo para a estruturação do projeto é a avaliação dos estudos pelo Grupo de Trabalho Executivo (GTE), que é coordenado pela Seplan e composto por representantes de diversas secretarias de governo. Com o auxílio de uma consultoria especializada, o Grupo irá avaliar e selecionar os estudos, projetos, levantamentos, pesquisas e outros tipos de investigação a serem utilizados, parcial ou integralmente, para a estruturação do projeto final de construção e concessão do Sistema Viário Oeste.
Na opinião do secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, o Vetor Oeste é um projeto que abarca três frentes de desenvolvimento. “A primeira vem a solucionar um sério gargalo logístico, criando uma nova conexão do complexo portuário da Baia de Todos os Santos com as BRs 101, 116 e 242, encurtando a distância entre 100 e 200 quilômetros para os fluxos que vierem do sul e do oeste”, destacou Valença.
Ainda segundo o secretário, o Sistema também permitirá a retomada do desenvolvimento de uma região deprimida economicamente, que é o Recôncavo Baiano e a Ilha de Itaparica. “Por fim, o projeto criará um novo eixo de expansão metropolitano, diminuindo a pressão sobre as áreas urbanas de Salvador e do Litoral Norte”, concluiu o titular da pasta do Planejamento.
Alem da ponte, o Sistema Viário Oeste engloba a duplicação da BA-001 na Ilha de Itaparica, a duplicação da Ponte do Funil e a duplicação das BA´s 001 e 046 entre Nazaré e Santo Antônio de Jesus (entroncamento com a BR-101).
Fonte: Tribuna da Bahia
1 comentários:
Eu que mandei uma noticia e Clayton ai procurou outra com o mesmo assunto,
Será a 4ª maior do mundo com 14,5 km ultrapassando o ranking da Ponte Rio-Niterói.
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