Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Balanço do transporte coletivo de Curitiba em 2010

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Usuários do transporte coletivo de Curitiba ganharam, em 2010, o primeiro ônibus Ligeirão da cidade, dois novos pontos de integração, nova bilhetagem eletrônica, ônibus articulados no Inter 2, e 189 ônibus novos na frota da cidade. A operação do sistema, implantado há mais de 50 anos, passou a ser feita por operadores contratados a partir de licitação pública o que estabeleceu novos patamares de qualidade, conforto e segurança para o usuário.

A Rede Integrada de Transporte atende Curitiba e 13 municípios da Região e registra, por dia 2,4 milhões de passageiros em 350 linhas com 1.915 ônibus. No total, são 81 quilômetros de canaletas, 30 terminais (21 urbanos e nove metropolitanos) e 364 estações tubo. Somados, os ônibus percorrem por dia 500 mil quilômetros em 21 mil viagens.

Ligeirão Boqueirão
O primeiro Linha Direta Expressa entrou em operação em março, reduzindo em 15 minutos o tempo de viagem entre o bairro e o centro. A intenção é levar o Ligeirão também para os outros eixos de transporte. Para implantar o Ligeirão foi preciso alargar as canaletas da Marechal Floriano Peixoto, ampliando em 50% a capacidade do eixo. Contando os pontos de chegada e saída, o Ligeirão faz cinco paradas, enquanto o Expresso Boqueirão faz 19 paradas. O Eixo Boqueirão, formado pela Marechal Floriano, opera com uma frota de 22 ônibus biarticulados e transporta, por dia útil, 70 mil passageiros em média. Em torno de 20 mil passageiros passaram a usar o Ligeirão que é também opção para quem se desloca neste trajeto pelos Ligeirinhos Sítio Cercado e Boqueirão-Centro Cívico.

Integração temporal
Outra novidade no transporte na cidade, a integração temporal (feita por cartão em locais e período de tempo pré-determinados) foi implantada em março, na estação Santa Quitéria, e em agosto na estação São Pedro, na Linha Verde. É um complemento à integração física, feita em terminais e estações tubo. A integração por cartão permite ao cidadão desembarcar fora da estação e mesmo assim pegar outro ônibus sem pagar nova passagem. No estação Santa Quitéria, a novidade beneficia passageiros da linha Vila Velha/Buriti. E na estação São Pedro beneficia moradores da Vila São Pedro que se deslocam ao Pinheirinho, e passageiros  que estão entre a Linha Verde e a República Argentina e tenham interesse em se deslocar à região central. A Rede Integrada de Transporte atende quase 93% dos passageiros do transporte coletivo da cidade. Além de Curitiba, a RIT atende outros 13 municípios vizinhos, atendendo a 73% da demanda por transporte coletivo na Região Metropolitana.

Biocombustível
Os resultados da experiência com biocombustível iniciada em agosto de 2009 na Linha Verde levaram a Agência Nacional de Petróleo a autorizar, em 2010, a ampliação do projeto. Os seis ônibus que operam na Linha Verde abastecidos apenas com biocombustível (B100) que, somados, percorriam 15 mil quilômetros por mês, passaram a percorrer 60 mil quilômetros por mês. O volume de biocombustível utilizado na frota passou de 20 mil para 100 mil litros/mês. Os ônibus abastecidos só com biocombustível  apresentaram redução de 65% nos índices de opacidade e de 30% nos índices de emissões de monóxido de carbono.

Menos poluição
As medidas adotadas para redução de emissões  - renovação da frota e análises permanentes – permitem a previsão de que na frota geral do transporte coletivo os índices de poluição sejam reduzidos, até a virada do ano em 5,19 toneladas/ano de material particulado; 86,40 toneladas/ano de óxidos de nitrogênio; 19,04 toneladas/ano de hidrocarbonetos totais; e 86,21 toneladas/ano de monóxido de carbono; o que significa uma redução, em média, de quase 20% nas emissões de fumaça, contribuindo para preservação do meio ambiente.

Hibribus
Curitiba deu mais uma mostra de inovação no transporte em 2010. Foi a cidade brasileira escolhida para o teste do primeiro ônibus híbrido da Volvo, movido com motor elétrico e a diesel/biodiesel. Os testes com o Hibribus foram feitos durante três semanas em setembro na linha Interbairros II. Os resultados foram significativos: economia de combustível de 54,68% na média km/l. A projeção anual é de redução de 32 toneladas na emissão de monóxido de carbono; 473 kg de óxido de nitrogênio; e 11,2 kg de material particulado.

Ônibus novos
Neste ano, 189 ônibus foram substituídos - uma renovação de quase 10% da frota operante, o que contribui com o meio ambiente, porque os novos ônibus têm motores menos poluentes. A idade média da frota atualmente está em 4,6 anos.

Inter 2
Os quase 80 mil passageiros desta que é uma das linhas mais conhecidas da cidade foram beneficiados  com aumento da oferta de lugares em 20%. É que 40 dos 70 ônibus da frota do Inter 2 passaram a ser articulados. Neste a Urbs concluiu a reforma das 28 estações do Inter 2, ampliadas em 50%, com mais uma porta, agilizando o processo de embarque e desembarque. O Inter 2 passa em 12 bairros e percorre, a cada viagem, 38 quilômetros.

Facilidade no cartão
Desde agosto, quem usa cartão transporte já não precisa procurar por pontos onde estejam instalados carregadores de crédito. Agora, a carga é automática, feita no próprio validador que libera a catraca do ônibus, estação ou terminal. Mais rápido, mais fácil e mais seguro, o processo só exige que o usuário faça a conversão do cartão. O processo de dura menos de um minuto e, até o dia 20 pode ser feito no equipamento de conversão instalado desde setembro em todos os terminais. Depois deste período a conversão será feita, até 20 de janeiro em dez pontos da cidade. A conversão também é feita na sede da Urbs na Rodoviária.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960