As bandalhas no trânsito continuam, mas boa parte da frota de ônibus municipais, que a partir de hoje começa a ser operada por quatro consórcios (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz), instalou sistemas no melhor estilo "Big Brother". Segundo levantamento do Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas do setor), do total de 8.962 veículos, 38% contam com GPS (3.369) e 74% com câmeras (6.608). No caso do Intersul (Zona Sul e Grande Tijuca), mais da metade tem GPS (55,76%). O Internorte (Zona Norte) é o que reúne o maior percentual de coletivos com câmeras, seguido de perto pelo Transcarioca (Jacarepaguá, Barra e Recreio): ambos têm quase 80% dos ônibus com o equipamento.
Para chamar atenção para o primeiro dia de funcionamento dos consórcios e do Bilhete Único Carioca (BUC), o prefeito Eduardo Paes usará neste sábado o cartão, em dois ônibus, para seguir do Alto da Boa Vista até o Riocentro, onde se reunirá com seu secretariado. Por R$ 2,40, o passageiro pode embarcar em dois coletivos, no prazo de até duas horas entre as duas roletas. O BUC é restrito a ônibus convencionais, sem ar condicionado. Inicialmente, também não existe integração com metrô, trens e barcas.
- Quero alertar a população para esse mecanismo fantástico do bilhete único. Teremos um período de adaptação, de mudança de cultura do usuário e da estrutura da prefeitura que fiscalizará os ônibus - diz Paes.
Seis meses para equipar toda a frota
Por contrato, os quatro consórcios têm até seis meses para instalar GPS e câmeras em toda a frota. Já o prazo para padronizar o visual dos ônibus é de um ano : por enquanto, segundo o Rio Ônibus, 96 estão de cara nova; e outros 104 estão sendo pintados ou aguardando emplacamento.
Diretora de Mobilidade da Fetranspor, Richele Cabral explica que, nos ônibus, o GPS é voltado para o monitoramento. O equipamento permite a localização real da frota, além de veículos enguiçados e acidentados. Pelo tempo que um veículo percorre uma via, é possível até detectar engarrafamentos. Nos ônibus, são colocados aparelhos que não indicam rotas, mas servem para a comunicação entre o motorista e a garagem da empresa, onde funciona uma central de controle:
- O equipamento facilita o planejamento da operação - diz Richele.
Integrante do consórcio Transcarioca, a Viação Tijuca já instalou GPS e câmeras em todos os seus ônibus. As câmeras da Tijuquinha gravam o que ocorre dentro dos veículos - como assaltos e tentativas de burlar o pagamento da passagem.
- Os motoristas podem se comunicar com a central de três formas: através de luzes coloridas (led), de mensagens de texto programadas (apertando um botão) e de um microfone instalado no veículo - conta Cristiane Castanheira, supervisora de monitoramento da Tijuquinha.
Fonte: O Globo
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