Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Rio de Janeiro: 'Dia Mundial Sem Carro' terá velocidade limitada a 30 KM/h em algumas vias

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Quem resolver tirar o carro da garagem, nesta quarta-feira, no "Dia Mundial Sem Carro" terá que redobar atenção nas ruas das zonas Sul, Norte e Oeste, que terão velocidade limitada a 30 km/h. É o segundo ano de adesão oficial da prefeitura ao evento global, que procura conscientizar a população sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa.

Mais de 2 mil vagas de estacionamento de carros e motos serão interditadas no Centro do Rio — o dobro de 2009. As vagas do Rio Rotativo e as oficiais de órgãos públicos estarão bloqueadas nas avenidas Presidente Antonio Carlos, 1º de Março e Rio Branco, e nas transversais desde a Santa Luzia até a Candelária. O subsecretário municipal de Transportes, Rômulo Dante Orrico, estima que 2.110 veículos vão deixar de estacionar e circular no Centro. Em média, 1.700 carros estacionam a cada duas horas nas áreas bloqueadas.
“Ninguém será multado por circular, mas por parar nos locais proibidos. O ideal é que as pessoas pensem e experimentem esse dia, deixando o carro em casa”, sugeriu Orrico, que na quarta fará o percurso de ônibus do Leblon até Botafogo. “É uma discussão de mudança de hábito para humanizar a cidade”, acrescentou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, que irá de metrô da General Osório até o Estácio.

Entre 300 mil e 500 mil viagens de bicicleta deverão ser feitas, cinco vezes mais que o normal. Em frente à estação do metrô na Carioca haverá ponto de aluguel de bicicletas.

Em três pontos — Buraco do Lume, no Centro; na Praça Edmundo Rego, no Grajaú; e na 1º de Maio, em Bangu — haverá oficinas e tendas de manutenção de bicicletas. Meta da prefeitura é diminuir a emissão de gases em 8% até 2012 e 20% até 2020.

Segundo a CET-Rio, houve redução média no tempo de percurso de 27% nas vias da cidade no ano passado, chegando a 59% na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca.

Mais 35 km de ciclovias e ciclofaixas até janeiro

O Rio já tem 165 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas construídas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente espera entregar outros 35 kms até janeiro. As obras já estão licitadas e vão atender os bairros do Jardim Botânico, Tijuca, Praça Seca, Vila Valqueire, Bangu e Santa Cruz.

“A ideia é fechar os circuitos e mantê-los integrados para estimular o uso da bicicleta”, explicou o subsecretário municipal de Ambiente, Altamirando Fernandes Moraes. A meta é que o Rio tenha 300 km de ciclovias e ciclofaixas até o fim de 2012.

Prepare-se

SUPERVIA
Recomenda-se uso da integração com ônibus que liga a Central do Brasil a vários pontos do centro. O serviço vai operar a cada 5 minutos.

METRÔ RIO
A empresa vai aumentar o número de composições em circulação durante o dia.

BARCAS E ÔNIBUS
Dois barcos extras vão transportar ciclistas de Niterói para o Rio pelo valor de R$ 2,80. Viagens extras devem ocorrer entre 6h30 e 9h e entre 12h e 15h. De 80% a 90% da frota de ônibus deverão entrar em operação.

RUAS A 30 KM/H
Ipanema (Teixeira de Melo, Barão da Torre, Antonio Parreiras e Jangadeiros), Zona Norte (Marechal Jofre, Prof. Valadares, Grajaú, Mearim, Darke de Matos, Volta Grande, Turiuva, Bispo Lacerda, Fazenda Nova, Travessa Eduardo, Parque Manoel Bandeira, Praia de Olaria, entorno da Praça Granito) e Zona Oeste (Av. Isabel Domingues, 12 de Fevereiro, Fonseca, Silva Cardoso, Prof. Clemente, Amaral Costa, Augusto de Vasconcelos, Viúva Dantas, Caetano de Faria Castro e Trindade, Dom Pedro I, Felipe Cardoso, Lopes de Moura)

Fonte: O Dia Online

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960