Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Quarta-feira é o Dia Mundial Sem Carro

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Conforme a imprensa brasileira e internacional tem divulgado, o Dia Mundial Sem Carro tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a dependência que o mundo aceitou ao utilizar carros para tudo. Usar o ônibus, a bicicleta ou simplesmente andar tem se tornado ações cada vez menos freqüente no dia a dia, observam alguns analistas, opções que poderiam ajudar em muito o meio ambiente, já aponta a ala ecologista:
"As pessoas simplesmente perderam o hábito de fazer uma mera caminhada, de se olhar nas ruas, pois estão com medo da violência e da agressividade do mundo moderno.
Violência que está intimamente ligada ao isolamento que a sociedade do automóvel alimenta", afirma o secretário Archimedes Neto (Meio Ambiente - Cuiabá).
Para que o Dia Mundial Sem Carro tenha conotação de importância real aos ganhos ambientais que efetivamente proporciona, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Smades aderiu 100% ao movimento. Tanto que ele acontecerá neste dia 22 de setembro, com envolvimento maciço de várias entidades que trabalham a área ambiental no Município e Estado, estratégia de divulgação que vem sendo apoiada por um número crescente de cidades em todo o mundo, salientam os organizadores.
A intenção desta mobilização ecológica, conforme o secretário Archimedes Pereira Lima Neto, é evitar o uso do carro particular por um dia, a fim de estimular a utilização de outros transportes na preservação do meio ambiente: “Como alternativa, este movimento propõe a reconversão das cidades para favorecer meios sustentáveis de mobilidade, e assim elege a bicicleta e os meios de transporte coletivos como expressão da sustentabilidade. Com as cidades tendo um trânsito mais calmo, as pessoas tenderiam a caminhar mais, resgatando espaços públicos e alcançando um novo conceito de qualidade de vida".
A futura ação já está incluída no calendário da Smades, informou Archimedes. "Esperamos que boa parte da população possa participar. Toda minha agenda desta quarta-feira será cumprida assim como no ano passado, quando utilizei a bicicleta como meio de transporte. Por sinal, muito eficiente e saudável”.

Fonte: Notícias NX

Share |

2 comentários:

Gstei muito do seu blog por tratar de um nicho que preocupa os moradores da grande cidade: o transporte e o caos gerado pela sua utilização. Estou colocando no meu blog o alerta da quarta-feira.
Tenho visto blogs que apenas pregam o caos e a discriminação. E vc tem usado seu espaço com dignidade. Um grande abraço!

Meu Transporte disse...

Agradeço a confiança, isso me fortalece a prosseguir nesta luta.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960